terça-feira, 17 de março de 2009

Morre Clodovil Hernandes


Aos 71 anos, Clodovil sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) na manhã de segunda-feira (16) e foi encontrado inconsciente em seu quarto por um de seus funcionários.
Clodovil Hernandes nasceu em Elisário, interior de São Paulo, no dia 17 de junho de 1937. Adotado por um casal de imigrantes espanhóis, Domingo Hernández e Isabel Sánchez, não chegou a conhecer seus pais biológicos e sempre fez questão de citar sua mãe adotiva como uma das pessoas mais importantes e “iluminadas” de sua vida.
Educado por padres em colégio interno, Clodovil aprendeu a falar francês e espanhol muito cedo, conhecimento que seria essencial para deslanchar na carreira de estilista. O jovem estourou no mundo da moda na década de 60, quando colunáveis disputavam seus vestidos de alta costura. A genialidade de Clodovil foi coroada com o prêmio Agulhas de Ouro, um dos mais cobiçados na época para o mundo fashion.
Em 2006, Clodovil elegeu-se pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC) deputado federal por São Paulo com 493 951 votos – um dos maiores números de eleitores do estado. Mais tarde, mudou de sigla, para o Partido da República (PR) e escapou da perda do mandato por infidelidade partidária, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quem não recorda dele no programa "TV Mulher"da Rede Globo, apresentado na década de 80, em que dava dicas de moda e etiqueta – e sua mera aparição era capaz de dobrar a audiência do programa?
Polêmico e inesquecível para muitos.

Nenhum comentário: