terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O amparo dado a educação e a questão do magistério

Estamos finalizando as férias e iniciando mais um ano letivo. Neste tempo todo em que estivemos "de férias", nos entristecemos mais uma vez ouvindo as lamúrias e acusações da mídia aos professores. Foram diversos telejornais (locais ou a nível de país) que no decorrer das férias levaram ao ar notícias com cunho acusador ao magistério público do país ou do estado. Infelizmente, como de costume, nos deparamos novamente com a falta de apoio da população e do Poder Público. Aliás, interesse pela questão do magistério ou pela educação, pouco existe ou é inexistente para certos governos. Pois interessa sim é ter um povo inculto, facilmente manipulável. Só assim as elites poderão perpetuar no poder.
No entanto, apesar de todas estas acusações e sem o amparo que deveríamos realmente ter, ainda assim, iniciamos o ano letivo com muita garra e vontade de fazer o melhor pela educação.
Gostaríamos porém que a mídia, os pais dos alunos e o governo refletisse um pouco sobre a responsabilidade dos mesmos no que diz respeito a educação. Então indagamos:
Porque nos anos 1980 por exemplo, as escolas tinham apenas 180 dias letivos e não 200 como são hoje, e ainda assim, aprendíamos muito mais do que as crianças de hoje aprendem? Tínhamos muito mais conteúdo! E atualmente, me perdoem pela sinceridade, mas a maior parte dos alunos quer "mamata". Odeia professor que faz prova de muito conteúdo (diversos capítulos), pois a probabilidade de reprovação na mesma é alta. Deseja que o professor opte por trabalhos ao invés de provas. Não dê tema ou lição de casa, e quando der, são sempre os mesmos alunos que tem a lição feita.
Será que isto não era reflexo da educação dada pelos pais e até professores, que era mais rígida, disciplinar e exigente?
E hoje como os pais educam seus filhos?
Hoje existe o ECA dando amparo legal às crianças e adolescentes e muitas vezes estas se valem dessa lei para acusar seus pais ou professores de "maus tratos" disciplinares. E nos anos 80 existia o tal ECA?
Como exigir disciplina e limites em sala de aula se muitas crianças não tem disciplina e limites em casa?
Penso que a responsabilidade pela educação existente em nosso país, não é só dos professores. Os alunos que não demonstram interesse e não buscam o conhecimento também tem sua parcela de culpa. Aliás, notadamente, pois eles passam diariamente apenas 4 horas e 15 minutos na escola; o restante do tempo estão em casa. Portanto, aqui cabe também a responsabilidade dos pais em cobrar de seus filhos o estudo, a disciplina e não os apoiar criticando professores.
Se a culpa é somente de professores em todos os níveis de educação, então, como se explica o alto índice de reprovação dos universitários concluintes do curso de direito que não conseguiram passar na prova da OAB no ano de 2008? ( em torno de 83% de reprovação). Será que existe tanto curso de direito de má qualidade no país, ou os universitários não estudam mais como antigamente e preocupam-se mais com as tais "festas" que poderão participar no tempo da faculdade?! Ora, todo mundo que foi universitário um dia, sabe muito bem que elas existem, e como existem. Basta apenas querer, ter dinheiro e participar.
Ah, e quanto ao governo, não basta apenas cobrar, é preciso dar condições para exercer dignamente a profissão ou no caso eu diria, a vocação.
Finalizando, é necessário a união e o apoio destes três segmentos da sociedade: pais, governo e professores, pois só assim talvez possamos encontrar o caminho certo para alcançar uma educação de qualidade. Do contrário, todos estes segmentos contribuirão para a preservação da mazela da sociedade.

Nenhum comentário: