segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A eleição dos presidentes do Senado e da Câmara

Logo mais a noite saberemos quem foram os eleitos como presidentes da Câmara e do Senado. A eleição que transcorre no dia de hoje e acabará a noite, não tem favorito para o Senado. Em compensação, promessa de voto tem de sobra. Tanto José Sarney, do PMDB, quanto Tião Viana, do PT, dizem que têm votos suficientes para vencer. A votação será secreta. Os dois presidentes determinam a pauta de votação; decidem se vão instalar CPIs.
Já o presidente da Câmara dos Deputados é o segundo na linha de sucessão do presidente da República. Quando o vice e o presidente viajam para o exterior é ele quem assume o comando do país.
Câmara e Senado juntos têm orçamento de quase R$ 6 bilhões. Para atender os parlamentares, são 21,2 mil funcionários.
É, conhecendo Brasília poderemos facilmente compreender os gastos já que a parte administrativa, com o perdão da palavra, é um verdadeiro cabide de empregos. Se só no Senado e Câmara são 21,2 mil funcionários, imagine então nos 23 ministérios, cada qual com seu anexo. Fora os Palácios do Planalto e do Itamaraty, e o Supremo Tribunal Federal.
Só nos ministérios o orçamento de 2008 foi de 507,52 bilhões de Reais. Se quiser confira os dados nos sites http://pt.wikipedia.org/wiki/Minist%C3%A9rios_do_Brasil

Nenhum comentário: