domingo, 11 de janeiro de 2009

Temporal atinge os municípios de São Pedro do Butiá e Salvador das Missões

Um forte temporal no final da tarde de ontem atingiu os municípios de São Pedro do Butiá e Salvador das Missões, causando sérios prejuízos aos mesmos.
O temporal que provocou chuva veio acompanhado de fortes rajadas de vento e de granizo em algumas áreas.
A cidade de São Pedro do Butiá não sofreu grandes danos, apenas algumas poucas casas tiveram seus telhados danificados, além de árvores quebradas principalmente na propriedade do Sr. Roque Nedel e que acabaram atingindo a rede elétrica. Também alguns postes de luz cairam na antiga estrada geral que liga a Avenida Júlio Schwengber a BR 392, causando o corte de energia.
Desta vez foi o interior a área mais atingida. Na Vila Butiá Inferior várias árvores quebraram e cairam sobre os telhados da balança e da moega na propriedade do Sr. Arno Steffens. As casas do Sr. Elói Bremm e do Sr. Paulo Gallas foram parcialmente destelhadas. A E. M. São Francisco de Borja também sofreu avarias no telhado de brasilit que cobre o refeitório e cozinha da escola e no ginasião onde algumas folhas de zinco dobraram-se em um rolo devido a intensidade do vento. Na estrada que liga a comunidade a Vila Santa Catarina também diversas árvores tombaram ou quebraram.
Porém com certeza os maiores prejuízos foram registrados nas Linhas Bonita e Bonita Norte em São Pedro do Butiá e na Vila Santa Catarina em Salvador das Missões. O cenário de algumas propriedades é quase desolador.
As propriedades mais atingidas seguem abaixo especificadas:
Na Linha Bonita Norte e Linha Bonita
A granja do Sr. Tiago Spohr onde 2 chiqueirros desabaram além de destelhamento parcial de outro, causando certamente um prejuízo com valor aproximado a R$ 200.000,00 considerando os danos materiais e os suínos feridos;
Seqüência de fotos da Granja de Tiago Spohr



Fotos de Elaine e José Souto
A granja do Sr. Miguel Haas também foi atingida porém em grau menor;
Diversos galpões de diferentes propriedades localizadas nesta comunidade;
Algumas casas que foram parcialmente destelhadas;
A granja Paetzol que também sofreu avarias tendo 1 chiqueirro desabado;
A casa de Edit Paetzol foi totalmente destelhada restando apenas as paredes visto que todo o telhado voou embora;
A Capela da Linha Bonita que teve metade do telhado destruído pela força do vento além de árvores quebradas ao seu lado.
Na cidade de Salvador das Missões uma das propriedades mais atingidas foi a do Sr. Quiliano Rauber localizada no trevo de acesso a cidade, que teve sua casa destelhada bem como o galpão.


Casa de Quiliano Rauber (Foto de Ângela Becker)
Na Vila Santa Catarina ao longo da estrada que liga a vila a BR 392 várias propriedades foram atingidas havendo ocorrido destelhamento de casas, galpões, postes de luz danificados e várias árvores quebradas.
Um dos locais que mais chamou a atenção foi o galpão de propriedade do Sr. Dario Kunz que foi totalmente destruído sobrando apenas alguns postes em pé e as máquinas. Todas as paredes de madeira foram destruídas bem como o zinco que cobria o referido galpão cujo foi levado pelo vento, distando vários metros de distância do local.
Na estrada que liga a Vila Catarina a Linha Bonita Norte a rede elétrica foi muito danificada arrancando quase toda a fiação elétrica. Também as lavouras de soja que se localizavam nesta área foram totalmente destruídas pelo granizo restando apenas o caule das plantas.
Com certeza este temporal piorou ainda mais a situação de muitos colonos já que o tempo não tem contribuído para propiciar boas colheitas.
É lastimável a situação da colônia.

Nenhum comentário: