terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Discurso de posse de Obama


Obama durante o juramento

Sob um frio de -3º C, após o juramento, o Presidente Barack Obama fez seu primeiro discurso, agora como presidente. Barack usou a mesma bíblia que Abraham Linkol usou em seu juramento.
O pronunciamento não durou mais de 20 minutos e foi emocionante, apesar de ser bastante formal.
Em seu pronunciamento falou sobre a pluralidade cultural, a força dos colonizadores e a crise que enfrentam. Salientou a pluralidade de forças nos Estados Unidos convidando a todos, independente de raça, cor ou religião para lutar e reconstruir o país. Afirmou também que é preciso restaurar a confiança e que os Estados Unidos é amigo de todos os países que apoiarem a paz.
Disse também que alguns criticam seus planos de governo e o acham ousado. Mas ele lembrou que os céticos devem buscar o passado para ver que seu plano de governo é possível.
Confira alguns trechos do seu discurso:

" Estou aqui grato pela confiança que me foi dada por vocês."

" Nossa economia está em crise, enfraquecida, consequência da ganância de alguns... empresas foram fechadas... o medo do declínio dos Estados Unidos é inevitável... os desafios são reais mas eles serão vencidos"

" Todos são iguais, são livres e tem a oportunidade de buscar a liberdade e merecem a mesma oportunidade de felicidade"

" Precisamos reconstruir os EUA. Ainda somos o país mais próspero do mundo... nossa capacidade não foi reduzida... mas o tempo de adiar decisões passou"

" Nós precisamos recuperar o país, reconstruir o país"

" Aos grandes líderes falo: importante é construir e não destruir"

O ex-presidente Bush retornou com sua família para o Texas onde deverá passar as férias na sua casa de campo. Lembrando que ele foi o presidente com um dos piores índices de aprovação que um presidente dos Estados Unidos já teve: apenas 20% de aprovação da população norte-americana.

Nenhum comentário: