terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Barack Obama toma posse hoje nos Estados Unidos

Daqui a pouco, às 14:30h, horário de Brasília, iniciam a cerimônia de posse de Barack Obama. Ele que é o 44.º Presidente dos Estados Unidos da América e o primeiro Presidente negro.
Para as cerimónias que vão ocorrer em Washington são esperadas um público de pelo menos 2 milhões de pessoas. Diversos artistas famosos contribuíram doando dinheiro para a festa da posse bem como farão shows durantes os 10 bailes que deverão ocorrer nesta noite e por onde o casal Obama deverá passar.
Barack Obama vai viajar da Casa Branca para o Capitólio, local onde irá fazer o juramento, regressando depois à residência oficial numa grande parada através da Pennsylvania Avenue.
Emissoras de TV do mundo inteiro estão lá para fazer a cobertura deste evento. Conforme alguns antigos moradores dos EUA a alegria e a receptividade do povo norte americano para com o Presidente Obama se comparam apenas ao do Ex-Presidente John Kennedy. Obama tem aprovação de 79% da população norte-americana.
Os principais problemas que irá enfrentar em seu governo são a recessão econômica (crise), encerramento da prisão de Guantanamo, retirada das tropas do Iraque e o fim da guerra no Oriente Médio.
As cerimônias da tomada de posse de Barack Obama prolongam-se por quatro dias tendo ontem, segundo dia das comemorações, Obama e o vice-presidente eleito, Joe Biden, acompanhados das respectivas mulheres, cumprido obrigações em atividades ligadas às comunidades e em memória de Luther King, o líder negro assassinado cujo nascimento foi assinalado ontem com um feriado.
Não apenas a população norte americana deposita a sua confiança neste presidente bem como os olhos do mundo todo se voltam para este que queremos ou não, é o presidente mais poderoso do mundo, prova disso foi os reflexos da atual crise no mundo todo, inclusive aqui no Brasil, pois eles ainda são os maiores compradores dos produtos aqui produzidos.
E se não houvesse reflexo da crise no Brasil, não teriam ocorrido 550.000 demissões só no mês de dezembro de 2008.

Nenhum comentário: