sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Eleições 2008



Há poucas horas das eleições de 05 de outubro, nós brasileiros, teremos a importante missão de escolher aqueles que irão governar nossos municípios pelos próximos 4 anos.

Serão 5.564 postos de prefeito e igual número de vice-prefeitos, relativos a todos os municípios brasileiros. Já o número de vereadores é incerto. Se for mantida a resolução em vigor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estarão em jogo 51.748 postos nas câmaras municipais.
Após dois meses de propaganda eleitoral, campanhas políticas de todos os candidatos por rede de televisão, rádio e ou comíssios, cada eleitor deve ter capacidade de avaliar e escolher bem seus candidatos, pois foi possível conhecer suas propostas de trabalho ou quando candidatos de reeleição, é possível avaliá-los até mesmo pelo trabalho que já desempenharam no seu mandato anterior.
Em São Pedro do Butiá, haverá apenas um turno. Mas nas cidades com mais de 200 mil eleitores, se nenhum candidato conseguir a maioria dos votos válidos, poderá haver segundo turno, que será no dia 26 de outubro.
Obedecendo o censo do TSE, atualmente 77 cidades, em 24 estados, estariam aptas a realizar o segundo turno. Nenhum município de Roraima e Tocantins deverá realizar a votação suplementar, pois não há cidades com mais de 200.000 habitantes nesses estados.
Quanto ao custo das eleições, segundo estimativas do TSE, deverão ser gastos cerca de 600 milhões de reais. Esse valor inclui investimentos em equipamentos, transporte de urnas para as sessões, impressão de cadastro de eleitores e relatórios de votação, além de alimentação para os profissionais da Justiça Eleitoral e para os eleitores convocados para trabalhar nas eleições. Não entram nessa conta salários dos funcionários de carreira da Justiça Eleitoral e a manutenção da máquina da instituição, que já têm um orçamento anual determinado.
Caro eleitor, lembre-se, seu voto é a sua voz, portanto:
  • Não deixe de votar;
  • Vote de acordo com a sua opinião;
  • Saiba que seu voto pode mudar seu futuro, o futuro da sua família e o da sua comunidade;
  • Discuta sempre com a sua família, com seus amigos e com seus colegas de trabalho as propostas dos candidatos;
  • Nunca negocie seu voto, sua consciência e seu futuro em troca de promessas;
  • Vote sempre nas melhores propostas e idéias;
  • Procure conhecer as verdadeiras intenções dos candidatos;
  • Não vote influenciado pelas pesquisas;
  • O voto é um direito seu de escolher quem você deseja para governar sua cidade, o seu Estado ou o seu País;
Vamos lá. A hora é agora. Pense bem e vote certo.

Nenhum comentário: