quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Terremoto mata pelo menos 170 pessoas no Paquistão

Um forte terremoto surpreendeu a população do sudoeste do Paquistão na madrugada desta quarta-feira (29), provocando a morte de pelo menos 170 pessoas. Cerca de duas mil frágeis construções foram destruídas em um momento no qual a maioria da população afetada ainda dormia. O tremor chegou a 6,4 graus na escala Richter, segundo informações do Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos.
Algumas horas depois, um novo terremoto atingiu a mesma região, alcançando 6,2 graus na escala Richter em meio a diversos outros abalos secundários, de acordo com dados da entidade americana. Não há informações iniciais sobre danos e vítimas do segundo tremor, que foi sentido na cidade de Quetta e em áreas próximas no Paquistão e no vizinho Afeganistão.
De acordo com autoridades locais, o número de vítimas do primeiro abalo sísmico, ocorrido às 5h10 locais, pode aumentar à medida que chegarem informações procedentes de áreas remotas da província do Baluquistão, na fronteira com o Afeganistão.
O Paquistão situa-se próximo a uma área em que há limite de placas tectônicas, no caso, onde a Placa Índo-australiana encontra-se com a Placa Euroasiática, por isso é uma área sujeita a terremotos.

As Nações Unidas, através do Programa Mundial de Alimentos (PMA), anunciaram hoje que entregarão ajuda em alimentos para 20.000 desabrigados que perderam seus lares e pertences no terremoto que aconteceu ontem no Paquistão.
O plano da entidade humanitária é distribuir inicialmente 700 toneladas de alimentos desidratados às comunidades atingidas, em pacotes que incluirão farinha, legumes, óleo comestível e sal para dois meses.

Nenhum comentário: