quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Ser Professor

Tarefa árdua, mas nobre.
Normalmente prazeirosa, por vezes dolorosa.
Dolorosa? Sim. Por que estudar dói.
Ser professor exige acima de tudo competência, muita e várias competências.
Denota responsabilidade, dedicação, paciência, compreensão, disponibilidade, estudo, atenção, carinho, afeto, amor e sobretudo paixão, muita paixão pelo que faz.
Não se é professor ao acaso, pois ser professor é muito mais que uma profissão: é uma vocação.
E aí está o cerne dessa profissão: trabalhar com afinco, com responsabilidade e com vontade de ser muito mais do que um mero transmissor de conhecimentos, mas sim, juntamente com o educando ser capaz de produzir conhecimento e sobretudo atuar no palco da vida sendo coadjuvante da sociedade que nos inserimos. E isto implica em cidadania.
Devido a importância de nossa profissão é imprescindível a atualização constante para deste modo nos tornar-mos competitivos e não sucumbirmos diante da possibilidade de nos tornar obsoletos já que as mudanças são cada vez mais rápidas.
E é só deste modo que teremos a possibilidade de reivinicar melhores condições de trabalho e salários dignos.
O professor que não é alienado, que confia na sua capacidade produtiva e no seu potencial, sempre terá vez e voz, seja na escola pública ou privada, pois esta profissão jamais deixará de existir, uma vez que não haveriam as outras profissões se não houvessem os professores.
Eis aqui a mera importância de " Ser Professor"!

Nenhum comentário: