terça-feira, 9 de setembro de 2008

Inicia a extração de petróleo no pré-sal

A extração do primeiro óleo da camada pré-sal foi feita no dia 2 de setembro, no Campo Jubarte, na Bacia de Campos, na altura do Estado do Espírito Santo, segundo uma fonte da Petrobras, com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Realizada na plataforma P-34, a partir de um poço com vazão de produção de 10 mil a 20 mil barris, é a grande esperança do país. O Brasil está fissurado no pré-sal: a salvação da lavoura. Todos os problemas do país serão resolvidos com o dinheiro gerado pelo usufruto desse petróleo encontrado nas profundezas de nossa costa. Governadores e políticos de maneira geral disputam a tapas os royalties provenientes de sua utilização. Uma nova Petrobras está sendo discutida.

Diversos países já demonstram interesse em participar da exploração do petróleo juntamente com a Petrobrás. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a participação da Argentina na infra-estrutura para exploração do petróleo da camada pré-sal. O governo brasileiro aproveita a visita da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ao país para negociar a compra de embarcações para ampliar a indústria naval. "A Argentina pode e deve participar da construção da grande infra-estrutura necessária à exploração do petróleo brasileiro na camada pré-sal", disse o presidente Lula em discurso no Palácio Itamaraty.

A pergunta que não quer calar: será que a “tão conceituada Petrobrás”, líder em tecnologia para exploração de petróleo em águas profundas, realmente não é capaz de arcar com os custos da exploração, necessitando deste modo convidar outros países para efetuar tal façanha?

Espero que o governo tome as devidas precauções para que realmente esta riqueza beneficie a nação brasileira e não as multinacionais ou outros países que estão de olho. É a uma situação semelhante em que se encontra a Amazônia: fala-se o tempo todo em preserva-la, no entanto não se é capaz de fazer um controle efetivo da exploração da mesma, a ponto de presenciarmos diariamente a exploração ilegal desse território. Se o petróleo é nosso, como afirma nosso presidente, que realmente façamos juz.

Campo de Jubarte

Presidente Lula participou da primeira coleta de petróleo da camada de pré-sal da Petrobras

Ramona Ordoñez - O GloboG-1

VITÓRIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, no Espírito Santo, na plataforma P-34, a primeira coleta da camada de pré-sal no campo de Jubarte.

Ele mostrou o óleo retirado da plataforma e posou para fotos. Em seguida, Lula sujou as mãos com o óleo, que será utilizado para pesquisas, e marcou o macacão do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e o do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão

Além de Lobão, Lula estava acompanhado dos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Franklin Martins (Comunicação Social).

Antes, o presidente havia descerrado a placa alusiva à coleta do óleo na plataforma P-34. Lula segue para Vitória, onde participará da cerimônia de início da produção na camada do pré-sal

O poço da P-34 está a cerca de 4.700 metros de profundidade total, dos quais cerca de 1.300 metros são da distância do nível do mar ao fundo.

Esse poço vai produzir cerca de 18 mil barris diários de petróleo de boa qualidade abaixo da camada de sal. Essa camada, contudo, está a apenas 200 metros de profundidade, contra os dois mil metros de camada de sal na Bacia de Santos.

A Petrobras inicia uma produção simbólica de petróelo na camada e já acelera o processo exploração dessa região. O gerente-executivo de pré-sal da Petrobras, José Formigle, informou que a companhia terá mais quatro sondas de perfuração em águas profundas nas áreas do pré-sal.

As sondas vão se somar a outras três que já estão operando atualmente. Duas delas estão na Bacia de Santos, uma perfurando o poço na área de Júpiter, onde a Petrobras descobriu reservas gigantes de gás natural, e a segunda na área de Iara, no mesmo bloco onde foi descoberto Júpiter. A terceira plataforma de perfuração atual está neste momento na Bacia de Campos no litoral do Espírito Santo, onde a Petrobras descobriu petróleo também na área do pré-sal.

Entenda o que é pré-sal e veja onde estão os blocos

Para o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, este primeiro poço que vai funcionar como uma espécie de escola para se avaliar o comportamento dos reservatórios no pré-sal. O diretor disse que ainda não se sabe o volume de reservas nessa área do pré-sal em Jubarte, mas para isso estão programadas as perfurações de dois poços.

A Petrobras encontrou petróleo abaixo da camada do pré-sal no campo de Jubarte. Esse campo já está produzindo, atualmente, cerca de 35 mil barris por dia acima do pré-sal, com a plataforma P-34.

Exploração de camada pré-sal pode colocar Brasil entre as 10 maiores reservas de petróleo do mundo

RIO - O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, estima que o Brasil pode dar um salto no ranking dos países com as maiores reservas de óleo e gás no mundo caso se confirmem as estimativas preliminares sobre acumulações na camada de pré-sal no litoral brasileiro. De acordo com o executivo, o país, que atualmente ocupa o 24o. lugar entre as maiores reservas de óleo e gás no mundo, poderia passar para o oitavo ou nono lugar, posições hoje ocupadas por Venezuela e Nigéria, respectivamente. Em termos de incremento das reservas, o salto representaria um crescimento dos atuais 14,4 bilhões de barris de óleo equivalente para algo entre 70 bilhões e 107 bilhões de barris de óleo equivalente.

O pré-sal é uma camada de reservatórios que se encontram em camada de sal que abrange o litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 quilômetros de extensão por até 200 quilômetros de largura, em lâmina d ? água que varia entre 1,5 mil e 3 mil metros e soterramento entre 3 mil e 4 mil metros.

Hoje, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu retirar da Nona Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) 41 blocos de exploração contidos na área do pré-sal.

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, revelou que o primeiro bloco de exploração da Petrobras no pré-sal que entrará em operação está situado na área do Parque das Baleias, na Bacia de Campos, no litoral do Espírito Santo. As operações comerciais no local começarão em 2009.

Sobre o campo de Tupi, que possui reservas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de óleo equivalente, a expectativa de José Sergio Gabrielli é de que as operações comerciais comecem daqui a " cinco ou seis anos " . De acordo com Guilherme Estrella, um teste-piloto deverá ser feito na área em 2011, com a produção de 100 mil barris de óleo e gás.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Nenhum comentário: