terça-feira, 29 de setembro de 2009

Turno único: até que ponto é válido?

Depois de 496 prefeituras gaúchas terem paralisado as atividades externas no dia 04 de junho de 2009 como forma de chamar a atenção da população para o drama que estão sofrendo em função dos reflexos da estiagem daquele período e principalmente em protesto ao repasse de verbas estaduais e federais que de acordo com os prefeitos gaúchos está sendo insuficiente para manter os referidos municípios, muitas prefeituras adotaram o turno único, inclusive a Prefeitura de São Pedro do Butiá.
A questão de implantar turno único para reduzir as despesas nos municípios sempre é motivo de discussão pública.
Nós munícipes, questionamos:
• Até que ponto existe uma real redução de gastos públicos? Os serviços à população diminuem, as horas extras talvez mas a folha de pagamento continua a mesma.
• Não seria mais plausível o prefeito cortar FGs e “enxugar” as secretarias, aproveitando os funcionários efetivos para acumular serviços que ora são exercidos por pessoas contratadas ou Cargos de Confiança, medida esta tomada por outros prefeitos gaúchos, inclusive o Prefeito Adair Trott de Cerro Largo?
• E será que não é necessário manter os serviços essenciais como saúde em turno normal de atendimento pensando no bem do munícipe?
• Será que a administração imagina o que o público pensa a respeito quando compara por exemplo o tempo de serviço prestado pelo órgão público com o tempo de serviço/funcionamento das escolas do município? Lembrando que o turno único inicia às 7 horas da manhã e encerra as 13 horas. As escolas funcionam das 7:30 hs às 11:45 e das 13 às 17:20 horas, além de todos os sábados atualmente, para recuperação dos dias prorrogados das férias de inverno em função da gripe suína.
Se olharmos com criticidade tal fato é impossível não analisá-lo. Pense...

sábado, 26 de setembro de 2009

Deputados gaúchos recebem diárias para viajar ao interior do estado e pernoitar em casa

Mesmo viajando para as suas cidades, onde pernoitam nas próprias casas ou de parentes, deputados estaduais gaúchos receberam diárias de até R$ 578,00 no ano passado. Só em 2008, DEPUTADOS E ASSESSORES CONSUMIRAM QUASE TRÊS MILHÕES E 700 MIL REAIS EM DIÁRIAS DE VIAGENS .
A descoberta só foi possível graças ao Portal da Transparência, lançado pelo governo do Estado. Até então, o máximo que a página da Assembléia na internet revelava eram os valores gastos a cada mês.
Entre os dez parlamentares que mais receberam esse tipo de verba, pelo menos quatro receberam diárias cheias para pernoitar em suas próprias casas no interior, netre os quais os deputados Kalil Sehbe, Francisco Áppio, Adroaldo Loureiro e o Presidente da Assembléia Ivar Pavan.
O deputado do PDT Kalil Sehbe, por exemplo, gastou 42 mil reais em diárias no ano passado, mas desse valor, 16 mil, 536 reais ou 35 diárias foram destinados a viagens feitas para a sua própria cidade, Caxias do Sul, onde ele não dorme em hotel.
Conforme o portal da transparência, o deputado Francisco Áppio, do Partido Progressista, também recebeu diárias para pernoitar em Vacaria, cidade onde possui apartamento. Foram 12 mil e 600 reais em diárias, de um total de 44 mil e 700 reais que recebeu em 2008.
A mesma situação se repete com o deputado Adrolado Loureiro, do PDT, que recebeu 16 diárias para pernoitar em casa, em Santo Ângelo, no ano passado. Em 2008, o parlamentar foi beneficiado com 42 mil, 849 reais em diárias. E ele disse que agiu dentro da lei.
O deputado Pedro Westphalen, do PP, que no ano passado recebeu 16 diárias para pernoitar na casa dele, em Cruz Alta, defende mudanças na prestação de contas.
O presidente da Assembléia Ivar Pavan, do Partido dos Trabalhadores, faz parte do grupo que recebeu diárias para dormir em casa. Só no ano passado, foram 24 viagens para Erechim. Procurado pela reportagem desde quinta-feira passada, Pavan resolveu falar hoje. Ele admitiu receber diária para dormir em casa, mas disse que as diárias que tiveram Erechim como destino também foram gastas em outras cidades da região.
No site da Assembléia, foi divulgado nota informando que conforme decisão dos parlamentares ficou acertado o estudo de novas regras para a prestação de contas. Entre as medidas que poderão ser adotadas, está a exigência de nota fiscal de hotel para a liberação de diária integral.
Além das diárias, verba de gabinete e salários de mais de onze mil reais, os deputados estaduais receberam, em 2008, até 60 mil reais cada um para custear despesas pelo uso do carro particular.
O RBS Notícias revelou um relatório sigiloso do Tribunal de Contas, informando que deputados apresentam até nota de posto de gasolina para justificar diárias em hotel, o que é lamentável.
Se isto acontece no Legislativo Estadual imagine a nível Federal. Aliás, diárias recebidas indevidamente podem existir em todas as esferas do poder. Você não concorda?

Assista a Reportagem do Jornal do Almoço exibida no do dia 22 de setembro último.
Baseado na matéria do clicrbs.com.br

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Agradecimento da família de Herta Steffens


Demonstrações de apoio, solidariedade e amizade são ombros amigos em momentos de profunda dor e tristeza. São sementes que se planta diretamente no coração das pessoas, solo fecundo que faz crescer e frutificar.
O esposo Arno Ottmar Steffens, os filhos: Agate, Marli, Igne, Idene, Mara, Ricardo, Mirsa, Ângela, Fernando, Gilberto, Adriana, Luciane e Mariane, bem como os genros, noras, netos e bisnetos, ainda profundamente consternados com a perda irreparável da sempre lembrada Herta Maria Steffens, ocorrido no dia 19 de setembro de 2009, no Hospital Campina, vem de público agradecer a todas as pessoas, que direta ou indiretamente, ajudaram e estiveram ao lado de Herta nos momentos de sua enfermidade e de toda a família por ocasião de seu passamento.
De modo especial os familiares agradecem sensibilizados: ao Dr. Nestor Da Costa Coimbra, a toda equipe do Hospital de Campina das Missões, ao Hospital São José de Giruá ,a Secretaria Municipal da Saúde de São Pedro do Butiá, a Funerária Santa Maria de Campina das Missões, ao Páraco Padre Nelmo Ten Caten , a ministra Iara Schmitt, a Irmã Maria Dionísia Reichert, ao coral 29 de Junho , grupo de cantos e liturgia da Comunidade Sagrado Coração de Jesus , vizinhos , demais parentes e a todos os amigos da família, que indistintamente prestaram ajuda e solidariedade neste momento que é de profunda dor.
Herta Maria Steffens, foi casada a 58 anos com Arno Ottmar Steffens alcançou a idade de 79 anos, 6 meses e 14 dias. Deixou enlutados: o esposo , 13 filhos, 10 genros, 3 noras, 29 netos, 5 bisnetos, e 7 irmãos, todos vivos.
Você Herta, com muita propriedade e sabedoria, paciência, dedicação e amor incondicional, semeou boas sementes nos corações de todos nós, que tivemos o privilégio, delegado por Deus, de viver contigo nos bons e nos maus momentos de nossa vidas.
Por isso, mesmo privados de sua presença física, todos sabemos e sentimos que continuas a nos conduzir. Pra nós, és a luz intensa que ilumina nossos passos e nos dá sabedoria para colher os frutos de sua semeada.
Descanse em Paz. Saudades eternas: do esposo, filhos,noras, genros, netos e bisnetos.

sábado, 5 de setembro de 2009

Banda do Quartel de São Luis Gonzaga apresenta-se em São Pedro do Butiá


Nesta manhã de sábado, por iniciativa do Poder Público Municipal de São Pedro do Butiá, foi realizado um importante ato público de Homenagem à Pátria em frente a praça da cidade. Oportunidade na qual estiveram presentes alunos e professores das redes estadual e municipal de ensino do município, além de diversas autoridades, público em geral, Banda Municipal de São Paulo das Missões e Banda representando o 4ºRCB de São Luís Gonzaga.
O programa coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, foi iniciado com o hasteamento das bandeiras e a entoação do Hino Nacional Brasileiro tocado pela Banda Flauta Mágica. Logo após iniciaram as apresentações artísticas dos alunos da Escola Municipal São Francisco de Borja e da Escola Estadual Prof. Pedro José Scher, os quais apresentaram diversas canções em homenagem a Pátria, além de paródias, poesias e danças do Grupo Legião da Dança( E. E. Pedro Scher) e do CTG Estância de São Pedro de São Pedro do Butiá. Posteriormente o público assistiu a apresentação da Banda Municipal de São Paulo das Missões, banda esta composta basicamente por alunos e coordenada pelo Prof. Zeno Mittmann e para encerrar a programação a Banda do 4º RCB de São Luis Gonzaga fez sua apresentação que foi divina. Com o perdão da palavra, mas penso que a equipe que organizou o evento cometeu um erro em deixar que a banda do quartel fizesse o encerramento da programação, pois a mesma deveria de ter feito a abertura do evento, visto que sua apresentação foi brilhante, exemplar e infelizmente agraciada pelo pequeno público que restou uma vez que boa parte dos alunos já haviam se dispersado pela praça e o pior de tudo é que os alunos da Banda Municipal de São Paulo das Missões após sua apresentação também se distanciaram da praça, não prestigiando quem os prestigiou durante a sua apresentação, o que é vergonhoso. Porém fazendo um balanço geral do evento, podemos afirmar que os números artísticos ora apresentados foram significativos e muito bem apresentados. Todos estão de parabéns.
É a minha opinião.