sábado, 26 de setembro de 2009

Deputados gaúchos recebem diárias para viajar ao interior do estado e pernoitar em casa

Mesmo viajando para as suas cidades, onde pernoitam nas próprias casas ou de parentes, deputados estaduais gaúchos receberam diárias de até R$ 578,00 no ano passado. Só em 2008, DEPUTADOS E ASSESSORES CONSUMIRAM QUASE TRÊS MILHÕES E 700 MIL REAIS EM DIÁRIAS DE VIAGENS .
A descoberta só foi possível graças ao Portal da Transparência, lançado pelo governo do Estado. Até então, o máximo que a página da Assembléia na internet revelava eram os valores gastos a cada mês.
Entre os dez parlamentares que mais receberam esse tipo de verba, pelo menos quatro receberam diárias cheias para pernoitar em suas próprias casas no interior, netre os quais os deputados Kalil Sehbe, Francisco Áppio, Adroaldo Loureiro e o Presidente da Assembléia Ivar Pavan.
O deputado do PDT Kalil Sehbe, por exemplo, gastou 42 mil reais em diárias no ano passado, mas desse valor, 16 mil, 536 reais ou 35 diárias foram destinados a viagens feitas para a sua própria cidade, Caxias do Sul, onde ele não dorme em hotel.
Conforme o portal da transparência, o deputado Francisco Áppio, do Partido Progressista, também recebeu diárias para pernoitar em Vacaria, cidade onde possui apartamento. Foram 12 mil e 600 reais em diárias, de um total de 44 mil e 700 reais que recebeu em 2008.
A mesma situação se repete com o deputado Adrolado Loureiro, do PDT, que recebeu 16 diárias para pernoitar em casa, em Santo Ângelo, no ano passado. Em 2008, o parlamentar foi beneficiado com 42 mil, 849 reais em diárias. E ele disse que agiu dentro da lei.
O deputado Pedro Westphalen, do PP, que no ano passado recebeu 16 diárias para pernoitar na casa dele, em Cruz Alta, defende mudanças na prestação de contas.
O presidente da Assembléia Ivar Pavan, do Partido dos Trabalhadores, faz parte do grupo que recebeu diárias para dormir em casa. Só no ano passado, foram 24 viagens para Erechim. Procurado pela reportagem desde quinta-feira passada, Pavan resolveu falar hoje. Ele admitiu receber diária para dormir em casa, mas disse que as diárias que tiveram Erechim como destino também foram gastas em outras cidades da região.
No site da Assembléia, foi divulgado nota informando que conforme decisão dos parlamentares ficou acertado o estudo de novas regras para a prestação de contas. Entre as medidas que poderão ser adotadas, está a exigência de nota fiscal de hotel para a liberação de diária integral.
Além das diárias, verba de gabinete e salários de mais de onze mil reais, os deputados estaduais receberam, em 2008, até 60 mil reais cada um para custear despesas pelo uso do carro particular.
O RBS Notícias revelou um relatório sigiloso do Tribunal de Contas, informando que deputados apresentam até nota de posto de gasolina para justificar diárias em hotel, o que é lamentável.
Se isto acontece no Legislativo Estadual imagine a nível Federal. Aliás, diárias recebidas indevidamente podem existir em todas as esferas do poder. Você não concorda?

Assista a Reportagem do Jornal do Almoço exibida no do dia 22 de setembro último.
Baseado na matéria do clicrbs.com.br

Nenhum comentário: