sábado, 17 de outubro de 2009

Um olhar sobre a Campanha Gaúcha










As áreas de reflorestamento surgem...


Um morro testemunho ao fundo...


O pôr-do-sol na campanha....


É magnífico...


E os areiais surgem desnudando o Deserto de Botucatu


As famosas voçorocas...


O pampa enfim...


O início do entardecer...


Lá no horizonte...

Modela a paisagem...



Que é maravilhosa!

Chama-se Campanha Gaúcha às regiões fronteiriça e central do estado do Rio Grande do Sul. Também é conhecida como fronteira. Uma de suas importantes características fisiográficas é a topografia ondulada do pampa, de suaves colinas, as coxilhas.
A vegetação de gramíneas, quase uniforme, onde aparecem o trevo e o capim-forquilha, completa o quadro natural das coxilhas e tem grande importância para a economia da região, por fornecer algumas das melhores pastagens naturais do país. Como em outras regiões brasileiras de campinas, ocorrem matas-galerias ao longo dos cursos d'água, quebrando a monotonia da paisagem, além de pequenos capões de mato.
A rede hidrográfica é relativamente rica, o que facilitou a ocupação humana e o aproveitamento dessas imensas pastagens. Pequena parte da região é banhada pelo rio Jaguarão, da vertente atlântica; outra, pelo Vacacaí, afluente do Jacuí. Na maior parte, porém, as águas escoam para o rio Uruguai, destacando-se as pequenas bacias afluentes do Ibicuí e do Quaraí. Aspecto muito típico são as sangas, pequenos arroios que correm em vales de fundo plano, às vezes pantanoso, com freqüência utilizados para a construção de açudes. O clima é marcado por chuvas regularmente distribuídas e por verões quentes, quando as máximas às vezes ultrapassam 40º C. Em alguns anos, os verões são calamitosamente secos.

Um comentário:

Unknown disse...

OLÁ ÊLO, QUE PRAZER ENCONTRAR GENTE DA FAMILIA POR AQUI,
A O PAMPA QUE DESCREVES, EU BEM CONHEÇO,POIS FAÇO PARTE DESTA BELEZA EXTRAORDINÁRIA, QUE PARA MUITOS Ñ PASSA DE UMA IMENSIDÃO "SEM NADA", MAS PARA QUEM MORA OU VIAJA COMO EU, COM FREQUENCIA POR ESTES LADOS DO RS, CONHECE A BELEZA DE UM POR DO SOL..., UMA VISÃO INESQUECIVEL NO HORIZONTE, AONDE SE PERCEBEM COISAS SIMPLES NUM ENTARDECER CALMO E SERENO NUM POR DO SOL. NO TRECHO S.BORJA /URUGUAINA É TRASLUMBRANTE, UMA "MIRAGEM" QUE DURA MAIS OU MENOS 20 MIN, A FRENTE, MUDAM AS CORES DO SOL,DO AMARELO AO LARANJA DOURADO, FAZENDO SOMBRA, RARAMENTE, ALGUM DESNIVEL DA ESTRADA, É MARAVILHOSO.
gratificante encontrar fotografias de vcs, da escola da butia. adorei, estou lhe seguindo.

abraços
liane steffens
são borja-rs