terça-feira, 2 de junho de 2009

Acidente da Air France



Esta provavelmente seja a maior catástrofe já ocorrida com um avião da companhia francesa Air France.
O voo AF 447 partiu do Aeroporto Internacional Tom Jobim às 19h de domingo, e deveria pousar no Charles de Gaulle (Paris) às 11h15 de segunda-feira (6h15 em Brasília).
O avião levava 216 passageiros — 126 homens, 82 mulheres 7 crianças e um bebê — e 12 tripulantes. A Air France disse que os pilotos tinham grande experiência.
O avião que tinha um total de 18 870 horas de voo e começou a operar em 18 de abril de 2005 e a última visita de manutenção em hangar foi feita em 16 de abril de 2009, sendo que a renovação do certificado de aeronavegabilidade da aeronave, realizada pela autoridade Francesa, foi em 2 de março de 2009.
A aeronave atravessou uma zona de tempestade com fortes turbulências às 2 horas da manhã (horário TU) - 23 horas horário do Brasil. Uma mensagem automática foi recebida às 2h14 da manhã (horário TU = 23h14 horário do Brasil) indicando uma pane do circuito elétrico numa zona afastada da costa.

De acordo com Air France a tripulação era assim composta:

Tripulação técnica
Comandante :
Nacionalidade francesa
58 anos
Entrou na companhia em 1988
Qualificação Airbus A330/A340 em fevereiro 2007
11 000 horas de voo das quais 1 700 em Airbus A330/A340

2 oficiais pilotos (co-pilotos) :
Nacionalidade francesa
37 anos e 32 anos
Entraram na companhia em 1999 e em 2004
Qualificação em Airbus A330/A340 em abril 2002 e em junho 2008
6 600 horas de voo das quais 2 600 em Airbus A330/A340
3 000 horas de voo das quais 800 em Airbus A330/A340

Tripulação comercial (comissários de bordo)
Chefe de cabine principal :
Nacionalidade francesa
49 anos
Entrou na companhia em 1985

2 chefes de cabine :
Nacionalidade francesa
54 e 46 anos
Entraram na companhia em 1981 e em 1989

6 comissárias e comissários
5 de nacionalidade francesa e 1 de nacionalidade brasileira
Entre 24 e 44 anos
Entraram na companhia entre 1996 e 2007

O Airbus teria caído no Oceano Atlântico entre o Brasil e o Senegal.

A empresa Air France confirmou as nacionalidades dos passageiros que se encontravam a bordo do voo AF 447 do dia 31 de maio 2009, desaparecido entre o Rio de Janeiro e Paris-Charles de Gaulle. Esta lista foi constituída tendo como base informações fornecidas por autoridades brasileiras:
1 Sul-africano
26 Alemães
2 Norte-americanos
1 Argentino
1 Austríaco
1 Belga
58 Brasileiros
5 Britânicos
1 Canadense
9 Chineses
1 Croata
1 Dinamarquês
2 Espanhóis
1 Estoniano
61 Franceses
1 Gambiano
4 Húngaros
3 Irlandeses
1 Islandeses
9 Italianos
5 Libaneses
2 Marroquinos
1 Holandeses
3 Noruegueses
1 Filipinos
2 Poloneses
1 Romeno
1 Russo
3 Eslovacos
1 Sueco
6 Suiços
1 Turco

A lista oficial com os nomes dos passageiros ainda não foi divulgada, mas familiares e empresas já começaram a apresentar nomes de brasileiros que embarcaram.
Entre as possíveis vítimas estariam:
Luiz Roberto Anastácio, 50 anos, Executivo da Michelin, fabricante de pneus, é presidente da empresa para a América Latina.
Antônio Augusto Gueiros, de 46 anos, é diretor de informática da Michelin, fabricante de pneus.
Roberto Corrêa Chem, 65 anos, cirurgião plástico gaúcho, é diretor do banco de peles e chefe do serviço de cirurgia plástica da Santa Casa de Porto Alegre. Ele viajava com a mulher e a filha para a Grécia.
Vera Chem, 63 anos, é psicóloga e mulher do cirurgião Roberto Chem.
Letícia Chem, 36 anos, viajava com os pais Roberto e Vera Chem para a Grécia.
Deise Possamai, 34 anos, catarinense de Nova Veneza, é funcionária pública da prefeitura de Criciúma e viajava para fazer cursos na França.
Juliana de Aquino, 29 anos, cantora que morava há seis anos na Alemanha e tinha vindo a Brasília visitar a família.
Hilton Jadir Silveira de Souza, de 50 anos, Engenheiro da Petrobrás e natural de Montes Claros, Minas Gerais, ele ia para a Alemanha a serviço da empresa.
Erich Heine, presidente de seu Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA;
Christine Pieraerts; francesa; engenheira na Michelin
O alemão Harald Maximillian Winner, 44 anos, iria à Alemanha para providenciar os documentos necessários para se casar no Brasil, segundo sua noiva, Helen Pedroso.
João Marques da Silva Filho, de 67 anos, que pertence ao quadro de gerentes do Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, viajava para acompanhar testes de equipamentos.
Rino Zandonai, Diretor da Associazione Trentini Nel Mondo, que veio ao Brasil para entregar uma doação a um centro de apoio psicossocial às vítimas das enchentes que atingiram Santa Catarina em novembro de 2008.
Giovanni Batista Lenzi, italiano, deputado da Província Autônoma de Trento e Região Alto Adige, também veio ao Brasil para entregar uma doação às vítimas das enchentes que atingiram Santa Catarina.
Luigi Zortea, Prefeito de Canal San Bovo, em Trento, na Itália, que também visitou o município de Gaspar (SC) para entregar doação no valor de 22,375 mil euros a um centro de apoio psicossocial às vítimas das enchentes em Santa Catarina.
Pablo Dreyfus, Pesquisador da organização não governamental Viva Rio;
Ana Carolina Rodrigues, pesquisadora da organização não governamental Viva Rio que estava trabalhando junto com Pablo Dreyfus no projeto de proteção a jovens que vivem em territórios vulneráveis.
Aisling-Butler, 26; irlandes, de Roscrea, Irlanda; médico.
Brad-Clemes, 49; canadense de Guelph, Ontário, executivo da Coca-Cola.
Arthur Coakley, 61; britânico; engenheiro estrutural para PDMS.
Pedro Luis de Orleans e Bragança, 26; brasileira; descendente do Brasil é o último imperador.
Michael Harris, 60, Americana, de Lafayette, Louisiana; geólogo.
Anne Harris; americano, de Lafayette, Louisiana.
Zoran Markovic, 45; croata, de Kostelji, Croácia; marinheiro.
Eithne Walls, 29; médico irlandês;
Silvio Barbato – Maestro do Theatro Municipal do Rio.
Leonardo Veloso Dardengo - oceanógrafo.

Nenhum comentário: