terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe Suína pode se transformar numa pandemia

A gripe suína que é provocada pelo agente infeccioso H1N1, uma versão do vírus Influenza, já causou 150 mortes no México, além de registrar 65 casos da doença nos Estados Unidos, confirmados pelo governo deste país. Canadá, Nova Zelândia, França, Reino Unido, Austrália, Costa Rica, Panamá e Israel também registram suspeita de cidadãos contaminados com o vírus.
No México, país de origem da contaminação, até o presente momento foram registrados 1600 casos de contaminação.
Já há 21 casos suspeitos da gripe suína aqui no Brasil, todos estes de pessoas que tiveram contato com a área ou pessoas infectadas, na maioria dos casos, regressando de viagens do México, Estados Unidos ou Canadá. O Ministério da Saúde informou que alguns casos de pessoas com sintomas da gripe foram registrados em Minas Gerais (3), Amazonas (2), São Paulo (1), Bahia (1) Pará (1) e estão em observação.
O Ministério informou ainda que o vírus não apresenta resistência aos medicamentos ora existentes e usados para combater a doença, o que portanto retarda a produção de uma vacina específica para o vírus H1N1. Isto levaria até 6 meses para acontecer.
O Brasil deve receber ainda esta semana 54 mil doses do Tamiflu, medicamento que pode ser usado no tratamento da gripe suína.
O vírus que é uma mistura de vírus das gripes suína, humana e aviária, sofreu uma mutação genética nos porcos e então contaminou o homem, podendo ser letal. O referido vírus afeta em geral pessoas de 20 a 50 anos de idade.
O Ministério também informou que a Campanha de Vacinação que está ocorrendo no país contra a gripe, protege apenas contra a influenza sazonal, e informou ainda que as pessoas que vieram de um dos países onde há casos de influenza suína confirmados, se em 10 dias apresentarem sintomas como febre alta (acima de 38º), espirro e tosse, devem procurar as Unidades de Saúde mais próximas que orientarão e farão exames para confirmar ou não se há contaminação pelo vírus da influenza suína.
O vírus H1N1 é transmitido, entre pessoas, principalmente por espirros e tosses.
Os sintomas são febre superior a 39ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
O principal risco associado à doença é uma inflamação severa dos pulmões, que pode levar à insuficiência respiratória, ou seja, incapacidade de respirar direito. Outras complicações sérias têm a ver com lesões severas nos músculos, que podem levar a problemas nos rins e no coração, e mesmo, mais raramente, meningites e outros problemas no sistema nervoso central. Em todos esses casos, pode ocorrer a morte.
Como evitar o contágio?
- Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.
- Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.
- Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo.
- Evite contato próximo com pessoas doentes.
- Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.
A OMS alerta para o risco da doença se tornar uma pandemia. A última pandemia que teve foi em 1918 no final da 1ª Guerra Mundial quando a chamada gripe espanhola, também uma versão do vírus H1N1, que inicialmente em março de 1918 causava problemas respiratórios leves mas era muito contagiosa e até o verão de 1919 transformou-se num agente mortal que causava pneumonias e em última instância a morte, levou a morte 40 milhões de pessoas em todo o mundo.
Apesar de se afirmar que a contaminação pelo consumo da carne suína ser praticamente inexistente, considerando que ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius, os vírus da gripe são completamente destruídos, impedindo qualquer contaminação, ainda assim diversos países entre os quais a Croácia, Macedônia, Montenegro e Sérvia começaram a barrar importações de carne de porco provenientes das Américas, por causa do surto de gripe suína.
Para tirar dúvidas, o Ministério da Saúde dispõem do Disque Saúde pelo telefone 0800611997.

Nenhum comentário: