sexta-feira, 23 de maio de 2008

O caso Isabela Nardoni

Parece que finalmente o caso Isabela foi esclarecido, ao menos os suspeitos de terem cometido tal atrocidade, seu pai Alexandre Nardoni e a madrasta Ana Carolina estão presos. Durante várias semanas a população brasileira acompanhou o caso o qual era retratatado em todas as emissoras de TV diariamente.

Todos nós estamos cientes de diversos detalhes que incriminam o casal, apesar de que ainda há dúvidas sobre algumas coisas tais como: se realmente a menina foi sufocada antes de morrer pela queda do edificio em que morava. Certeza existe somente no fato de não haver uma terceira pessoa envolvida com o crime, assim como o pai de Isabela afirmara.

Mas o que mais nos indigna como pais é que como o pai de Isabela e sua madrasta puderam cometer um crime tão bárbaro? Como puderam ser tão frios e falsos a ponto de dar entrevista ao Fantástico falando com tamanho cinismo, visto que todas as provas técnicas apontavam eles como culpados? Como eles que se julgam inocentes cometeram um erro gravíssimo que os incriminou, ligando inicialmente ao pai de Alexandre ao invés de comunicar o fato imediatamente para a Polícia, logo após o acontecido? O pai de Ana Carolina Jatobá na sua entrevista antes dos dois serem presos pareceu já temer o que estava por vir pois pronunciou que na sua concepção de pai e na forma como acreditou ter educado sua filha, ela jamais seria capaz de cometer isto. Apesar de que para quem assistiu tal entrevista percebeu claramente no pai dela o medo de acreditar na possibilidade de que ele estivesse errado e sua filha fosse culpada sim, fato este que logo após foi comprovado. A família tentou preservá-los a todo custo.

A Isabela foi na verdade um símbolo que a mídia usou para retratar a triste realidade da violência doméstica a qual muitas crianças brasileiras se tornam inocentes vítimas. Quantas Isabelas talvez já não tenham morrido neste país de forma semelhante ou pelo menos tão dolorosa, tão cruel e inaceitável quanto ela? Será que pais deste tipo merecem ser chamados de pais? Gente assim, não merece filho, porque nem humano não é e muito menos animal, pois os animais tratam seus filhos/semelhantes com muito mais carinho do que muitos humanos.

Basta saber se o sistema judiciário fará juz e punirá exemplarmente este casal com muitos anos de prisão, o que diante da ótica que temos de tal sistema é provável que isto não aconteça, pois pelo que o conhecemos, este sistema é falho. Está na hora de rever o código penal brasileiro e alterar artigos de lei nele existentes pois deste modo o mesmo se torna cada vez mais alvo de incredulidade. Infelizmente temos um dos piores sistemas judiciários do mundo, com leis ambíguas que privilegiam muitos criminosos e pior, sendo réu primário lhes permitem uma série de regalias inclusive a dimuição da pena, ou como no caso de Alexandre Nardoni, direito a sela individual e especial por ter nível superior. Bem por isto ele jamais poderia fazer o que fez com sua filha, nem com outra pessoa. Afinal, nada justifica assassinar uma pessoa. Só Deus tem o direito de tirar a vida de uma pessoa.

Nenhum comentário: