terça-feira, 26 de maio de 2009

Visita a UHE Passo São João em Roque Gonzales



No último sábado, dia 23 de maio de 2009, os professores municipais e estaduais de São Pedro do Butiá RS, estiveram visitando o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Passo São João em Roque Gonzales.

A visita que foi o ponto culminante por ocasião da conclusão da 1ª fase do Curso de Formação de Multiplicadores Ambientais, promovido pela ELETROSUL, empresa responsável pela construção da referida obra, foi acompanhada pela bióloga Lívia Lisboa e pelo engenheiro geral da obra, Sr. André Ribeiro.

Inicialmente assistimos a um vídeo e slides sobre a obra, bem como recebemos orientações sobre a segurança para posterior visitação ao canteiro de obras.

A UHE Passo São João está sendo implantada no rio Ijuí. É uma usina a fio d’água, ou seja, seu reservatório tem somente a função de manter o desnível necessário para a geração de energia. A usina será constituída de uma barragem que utilizará um canal de adução para conduzir a água até a casa de força, de forma a aproveitar a queda natural do rio Ijuí, com potência instalada de 77 MW.

A UHE PSJ está sendo implantada no rio Ijuí, as estruturas de barramento e a casa de força serão instaladas nos municípios de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro, a aproximadamente 600 km de Porto Alegre (RS). O reservatório abrange também os municípios de São Luiz Gonzaga, São Pedro do Butiá e Rolador, na região Noroeste do Estado.

Alguns dados da Usina
Área total do reservatório = 25,24 Km2
Área a ser alagada = 19,73 Km2
Perímetro do reservatório = 181 km
Extensão do reservatório = 47,8 km
Altura da barragem = 21,5 m

Fonte: ELETROSUL

Agradecemos de coração a toda a equipe que tão bem nos acolheu na UHE Passo São João pela atenção dedicada.

Nosso MUITO OBRIGADO a todos!

Abaixo relacionadas algumas fotos da visita a usina Passo São João.

Recepção e apresentação do projeto da obra, bem como instruções para a visitação com segurança


Trituração do basalto para produção de brita e concreto para a obra

Leito do Rio Ijuí desviado e leito seco do rio
Construção canal de água e vertedouros de água


Construção do vertedouro de água
Exposição da rocha matriz (basalto) e diferentes camadas rochosas sobrepostas, ao lado da casa de força
Casa de Força onde serão instaladas as duas turbinas


Guindaste em ação na futura casa de força

O engenheiro geral da obra, Sr. André Ribeiro. Deve ser um orgulho projetar uma obra dessa envergadura. Competência é que não lhe falta. E o profe Simplício aproveitou para "curiosar" a respeito da obra. Aliás, como todos nós, é lógico.

Professores estaduais e municipais de São Pedro do Butiá acompanhados da bióloga Lívia e do engenheiro geral da obra André Ribeiro

Profes da Escola São Francisco de Borja

Nenhum comentário: