quarta-feira, 14 de setembro de 2011

São Pedro do Butiá é notícia no Rota Missões








O Jornal do Almoço do dia 14 de Setembro levou ao ar reportagem sobre o município de São Pedro do Butiá insirido no programa Rota Missões, abordando a cultura alemã inserida na cultura missioneira.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Resposta de uma professora de Curitiba à Revista Veja sobre a reportagem "Aula Cronometrada"

Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberde Abreu Lima, "Aula Cronometrada". É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador.
Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que "os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital" entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira.

Que alunos são esses "repletos de estímulos" que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que pais de famílias oriundas da pobreza trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos em suas atividades escolares, e pior, em orientá-los para a vida?
Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras.
Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola.
Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações, fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje "repletos de estímulos".
Estímulos de quê? De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite (quando o têm), brincando no Orkut ou, o que é ainda pior, envolvidos nas drogas. Sem disciplina, seguem perdidos na vida.
Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.
Rememorando o que tínhamos nós, os mais velhos, há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria.
Esperança de que, se estudássemos, teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida.
Hoje os jovens constatam que, se venderem drogas, vão ganhar mais. Para quê o estudo?
Por que, numa época com tantos estímulos, não vemos olhos brilhantes nos jovens?
Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos, de ir aos piqueniques, subir em árvores?
E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria... Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas "chatas" só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência.
Se não soubéssemos, não iríamos para a 5ª série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, "exame de admissão". E tínhamos motivação para isso.
Hoje, professores "incapazes" dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução), levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas, onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero...
E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores "incapazes" elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração.
Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados.
Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, mas professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 horas semanais.
E a saúde? É a única profissão que conheço que, embora apresente atestado médico, tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário!
Há de se pensar, então, que são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão se aposentando e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de "cair fora".
Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque, por mais que se esforcem em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de "vaca", "puta", "gordos", "velhos", entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave.
Temos notícias, dia-a-dia, até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.
Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite.
E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber por que devem estudar e se comportar na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos.
Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é porque há disciplina.
E é isso que precisamos e não de cronômetros. Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e se aprimorando. Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade.
Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade! E precisamos também urgentemente de educação, para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo.
Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada à mão: sem erros, nem borrões (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros.
Francamente!!!
Passou da hora de todos abrirem os olhos e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores até agora não responderam a todas as acusações de serem despreparados e "incapazes" de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras, é porque não tiveram TEMPO.
Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.
Vamos fazer uma corrente via internet, e repassar a todos os seus contatos. Grata!


Vamos começar uma corrente nacional que pelo menos dê aos professores respaldo legal quando um aluno o xinga, o agride...
Chega de ECA que não resolve nada, chega de Conselho Tutelar que só vai a favor da criança e do adolescente (capazes às vezes de matar, roubar e coisas piores)!
Chega de salário baixo! Todas as profissões e pessoas passam por professores, deve ser a carreira mais bem paga do país, afinal os deputados que ganham 67% de aumento tiveram professores, até mesmo os "alfabetizados funcionais".
Pelo amor de Deus, somos uma classe com força!!! Somos politizados, somos cultos, não precisamos fechar escolas, fazer greves, vamos apresentar um projeto de Lei que nos ampare e valorize a profissão.


Vanessa Storrer, professora da rede municipal de Curitiba

sábado, 10 de setembro de 2011

Recordando o horror do atentado ao WTC em 11 de setembro de 2001 e suas consequências




Assim que os aviões colidiram e explodiram nas Torres Gêmeas, cada uma delas tremeu violentamente por cerca de quatro minutos. De acordo com o livro "102 Minutos - A História Inédita da Luta Pela Vida nas Torres Gêmeas”, dos jornalistas Jim Dwyer e Kevin Flynn, os prédios também entortaram a ponto de mudar a vista que as pessoas tinham de suas janelas. Nos minutos seguintes, as torres voltaram um pouco para a posição inicial, mas não completamente.
O impacto dos desabamentos foi tão forte que desatou ondas de tremores na terra que foram detectadas por medidores a 500 km de distância.
De acordo com engenheiros americanos que analisaram a violência da queda das torres, a nuvem de poeira tóxica (contendo desde ferro e vidro pulverizados até amianto e chumbo - substâncias reconhecidamente cancerígenas se ingeridas, inaladas ou absorvidas pela pele), criada com os desabamentos, atingiu um raio de pelo menos dois quilômetros. Isso ocorreu porque metade de um edifício é composta de espaço vazio, ou seja, ar. Quando houve as quedas, essa enorme quantidade de ar foi deslocada ferozmente para fora das torres.
Pedaços do corpo de um homem que se encontrava em um dos andares diretamente atingidos pelo primeiro avião, na Torre Norte, foram encontrados a cinco quadras de distância do World Trade Center (WTC).
Dos 2.753 mortos, apenas 289 corpos foram encontrados inteiros nos destroços das torres. Ao todo, mais de 21,8 mil pedaços de ossos, cartilagem, órgãos e pele foram compilados no Marco Zero (onde ficavam os prédios do WTC). Mais de 6 mil desses fragmentos são tão pequenos que cabem em tubos de ensaio. A equipe de médicos que trabalha no reconhecimento dos restos mortais chegou a catalogar até 200 pedaços da mesma pessoa.
Cerca de uma hora depois dos ataques, bombeiros na base da Torre Norte viram uma coluna de alumínio líquido vazando na lateral do edifício. Era o avião derretendo. Acredita-se que a temperatura nos andares diretamente atingidos pelo avião chegou a 1.000º C.
Pessoas de 115 países diferentes foram assassinadas nos ataques às Torres Gêmeas.
Atualmente muitas pessoas ainda continuam morrendo em decorrência do 11 de setembro, segundo estudos realizados por diversos hospitais e centros médicos do país. Algumas delas terão problemas para o resto de suas vidas como tosse persistente, asma, doença crônica dos pulmões, bronquite, dores de cabeça, sangramento do nariz, doença gastrointestinal, refluxo ácido, sinusite, apneia, perda do olfato e do funcionamento normal dos pulmões. E outras desenvolveram sarcoidose, uma doença inflamatória grave nos pulmões que os levou a morte.
Oficialmente, 23 policiais morreram nos desabamentos. Mas, desde então, 45 oficiais que trabalharam no Marco Zero (local onde ficavam os prédios do WTC) morreram de câncer, enquanto centenas ainda lutam contra a doença.
Em agosto de 2009, membros do Centro Médico do Mount Sinai publicaram um estudo afirmando que observaram um “número maior do que o normal” de mieloma (câncer na medula óssea) e tumor nos ossos entre pessoas que trabalharam nos escombros do WTC com idade inferior a 45 anos.
De um grupo de 53 pessoas que trabalharam no Marco Zero por exemplo e morreram nos anos seguintes, 51 delas morreram de câncer.
Até hoje mais de 60 mil pessoas, entre bombeiros, policiais e civis, estão inscritas em programas de saúde pública ligados ao WTC .

Fonte: Ig

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dia da Solidariedade e Desfile Cívico em São Pedro do Butiá

No dia 03 de Setembro de 2011, ocorreu na praça central de nossa cidade o "Dia da Solidariedade" e também neste dia o Desfile Cívico.


Na oportunidade a comunidade butiaense pode desfrutar de diversos serviços oferecidos gratuitamente por entidades, tais como:



  • Coleta de Sangue para doação de Medula Óssea (Hemocentro de Santa Rosa) com adesão ao Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea no INCA;



  • Ginástica _ Projeto de Bem com a Vida;


  • Oficinas de Artesanato;



  • Atividades de Recreação;


  • Serviços de saúde;



  • Venda de roupas usadas- Brechó;


  • Passeios a cavalo a cargo do CTG Estância de São Pedro;



  • Mateada com distribuição gratuita de erva mate;


  • Feira do livro;


  • Apresentações Artíticas com artistas locais e Banda Municipal;





  • Almoço "Solidário"





  • Venda de Lanches





  • Feira do livro _ Sec. Mun. Educação


  • Sorteio de mudas_ Sec. Mun. Agric.


  • Oficinas de Trânsito_ Brigada Militar




  • Hora do Conto, Pinturas, Confecção de Brinquedos_ Assitência Social


  • Troca de Sementes Crioulas, Mudas de Hortaliças, Plantas Medicinais, Condimentares, Flores_ Emater



  • Corte de Cabelos


  • Fotos para Documentos

  • Plastificação de Documentos



Desfile Cívico com apresentação da Banda Marcial


Colégio Est. Pedro José Scher



Esc. Mun. São Francisco de Borja