quinta-feira, 28 de maio de 2009

"Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar... Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre..." (BOB Marley)

terça-feira, 26 de maio de 2009

Visita a UHE Passo São João em Roque Gonzales



No último sábado, dia 23 de maio de 2009, os professores municipais e estaduais de São Pedro do Butiá RS, estiveram visitando o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Passo São João em Roque Gonzales.

A visita que foi o ponto culminante por ocasião da conclusão da 1ª fase do Curso de Formação de Multiplicadores Ambientais, promovido pela ELETROSUL, empresa responsável pela construção da referida obra, foi acompanhada pela bióloga Lívia Lisboa e pelo engenheiro geral da obra, Sr. André Ribeiro.

Inicialmente assistimos a um vídeo e slides sobre a obra, bem como recebemos orientações sobre a segurança para posterior visitação ao canteiro de obras.

A UHE Passo São João está sendo implantada no rio Ijuí. É uma usina a fio d’água, ou seja, seu reservatório tem somente a função de manter o desnível necessário para a geração de energia. A usina será constituída de uma barragem que utilizará um canal de adução para conduzir a água até a casa de força, de forma a aproveitar a queda natural do rio Ijuí, com potência instalada de 77 MW.

A UHE PSJ está sendo implantada no rio Ijuí, as estruturas de barramento e a casa de força serão instaladas nos municípios de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro, a aproximadamente 600 km de Porto Alegre (RS). O reservatório abrange também os municípios de São Luiz Gonzaga, São Pedro do Butiá e Rolador, na região Noroeste do Estado.

Alguns dados da Usina
Área total do reservatório = 25,24 Km2
Área a ser alagada = 19,73 Km2
Perímetro do reservatório = 181 km
Extensão do reservatório = 47,8 km
Altura da barragem = 21,5 m

Fonte: ELETROSUL

Agradecemos de coração a toda a equipe que tão bem nos acolheu na UHE Passo São João pela atenção dedicada.

Nosso MUITO OBRIGADO a todos!

Abaixo relacionadas algumas fotos da visita a usina Passo São João.

Recepção e apresentação do projeto da obra, bem como instruções para a visitação com segurança


Trituração do basalto para produção de brita e concreto para a obra

Leito do Rio Ijuí desviado e leito seco do rio
Construção canal de água e vertedouros de água


Construção do vertedouro de água
Exposição da rocha matriz (basalto) e diferentes camadas rochosas sobrepostas, ao lado da casa de força
Casa de Força onde serão instaladas as duas turbinas


Guindaste em ação na futura casa de força

O engenheiro geral da obra, Sr. André Ribeiro. Deve ser um orgulho projetar uma obra dessa envergadura. Competência é que não lhe falta. E o profe Simplício aproveitou para "curiosar" a respeito da obra. Aliás, como todos nós, é lógico.

Professores estaduais e municipais de São Pedro do Butiá acompanhados da bióloga Lívia e do engenheiro geral da obra André Ribeiro

Profes da Escola São Francisco de Borja

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Para refletir...

Poema do falso amor
O falso amor imita o verdadeiro
Com tanta perfeição que a diferença
Existente entre o falso e o verdadeiro
É nula. O falso amor é verdadeiro
E o verdadeiro falso.
A diferença Onde está?
Qual dos dois é o verdadeiro?
Se o verdadeiro amor pode ser falso
E o falso ser o verdadeiro amor,
Isto faz crer que todo amor é falso
Ou crer que é verdadeiro todo amor.
Ó verdadeiro Amor, pensam que és falso!
Pensam que és verdadeiro, ó falso Amor!
Autor: Dante Milano

Dante Milano (Rio de Janeiro 16 de junho de 1899 - Petrópolis 15 de abril de 1991) - Foi um dos poetas que fizeram parte da chamada "terceira geração do modernismo". Pouco conhecido do público, sobretudo hoje, Dante estreou tarde na poesia publicando seu primeiro livro Poesia em 1948, ganhando o prêmio Felipe D'Oliveira. Foi grande amigo de Manuel Bandeira e tido para alguns críticos como "antilírico". Certamente um dos grades poetas brasileiros que as gerações de hoje precisam conhecer.

sábado, 2 de maio de 2009

Petrobrás iniciou ontem a exploração do petróleo no pré-sal Campo Tupi

A Petrobras deu início a uma nova era do setor petrolífero do país neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, com a produção do Campo de Tupi, o primeiro a ser descoberto na área do pré-sal da Bacia de Santos e a maior reserva já descoberta no país – com potencial de óleo recuperável entre 5 a 8 bilhões de barris de petróleo – praticamente a metade das reservas provadas de óleo do Brasil, hoje de cerca de 14 bilhões de barris.
A comemoração pela extração do primeiro óleo do Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos e o início do desenvolvimento do campo de Tupi foi marcado por duas solenidades, uma a bordo do navio-plataforma FPSO BW Cidade de São Vicente, que aconteceu pela manhã e que contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli; além de representantes das empresas parceiras no bloco exploratório (BG e Galp Energia).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estaria na solenidade no Campo de Tupi, mas foi demovido da idéia em função do mal tempo, e participou da solenidade na Marina da Glória, onde estava acompanhado do governador Sérgio Cabral Filho, da ministra Dilma Rousseff e de autoridades dos governos federal e estadual.
O início da produção no Campo de Tupi ocorreu nos moldes do chamado teste de longa duração, a partir da FPSO BW Cidade de São Vicente, uma plataforma do tipo que explora, produz e estoca petróleo e gás com uma vazão inicial de 30 mil barris de petróleo por dia. A unidade ficará ancorada em águas ultraprofundas de 2.140 metros de profundidade.
No final de 2010, concluído o teste de longa duração entrará em operação o projeto-piloto de Tupi, que terá capacidade para produzir e processar diariamente 100 mil barris de óleo e 4 milhões de metros cúbicos de gás. O primeiro módulo definitivo do projeto de desenvolvimento da área poderá ser uma extensão do projeto-piloto.
Com duração prevista de 15 meses, o teste de Tupi colherá as informações técnicas para o desenvolvimento dos reservatórios descobertos pela empresa na Bacia de Santos. “Essas informações serão decisivas não só para definir o modelo de desenvolvimento da área de Tupi, como também das outras acumulações do pré-sal daquela bacia sedimentar, que configuram uma das maiores descobertas já feitas pela indústria do petróleo”, disse o diretor de Exploração e Produção da Companhia, Guilherme Estrella.
Fonte: Agência Brasil