Se o trabalho enobrece a vida, eu é que o diga. Mas a vida é muito mais do que o trabalho. É emoção, compaixão, abnegação, ternura e doação.
domingo, 30 de novembro de 2008
Relação dos mortos em Santa Catarina
Irma Dallabrida, 74 anos; Luiza Girardi Dallabrida, 46 anos.
BLUMENAU — 24 vítimas fatais Identificados:
Luana Sofia Eger, 3 anos; Larissa Sabrina da Conceição, 8 anos; Maria Carolina Ladislau, 13 anos; Luciano da Conceição, 32 anos; Maurício Macagge, 36 anos; Joice Elita dos Santos, 29 anos; Roger Simar Lana, 16 anos; Diego Malikowsky, 23 anos; Joni Reis, 35 anos; Adilson Bezerra, 30 anos; Sabrina Bezerra, 9 anos; Eliane Beatriz Chiminelli, 40 anos; Cassiano Lazarim, 14 anos; Andressa Ariane Silva, 17 anos; Allan Carlos Rosa, 15 anos; Miguel Nascimento, 73 anos; Valeria Dickman, 63 anos; Dorvalina Bittencourt, 59 anos; Rosemari Rocha, 49 anos; Michelle Malikowsky, 26 anos; Lourdes de Aguiar Wandscheer, 59 anos; Ednilson Cypriano, 42 anos; Francisco do Nascimento Junior, 38 anos.
BOM JARDIM DA SERRA — Uma vítima fatal Identificada:Cristina dos Santos, 21 anos.
BRUSQUE — Uma vítima fatal Identificado:André Alexandre Bittencourt, 29 anos
GASPAR — 15 vítimas fatais Identificados: Ricardo Pitz, 22 anos; Osvaldo Piskke, 60 anos; Jacinto Pitz, 56 anos; Débora Mendonça de Oliveira, 26 anos; Elienai Mendonça de Oliveira, nove anos; Ester Mendonça de Oliveira, três anos; Jéssica Cavalheiro, 14 anos; Maria Marlene Mendonça, 49 anos; Charles Fernando Lima de Ramos, 19 anos; Francieli Mendonça, 17 anos; Luis Paulo Hostim, 17 anos; João Pedro da Silva, um ano e nove meses.
ILHOTA — 37 vítimas fatais Identificados: Antônio Roberto Richart, 48 anos; Bárbara Cristina Richart, 23 anos; Deonilda Seberino, 50 anos; Joana Maria Annader, 1 ano; João Pedro da Silva Olares, 8 meses; Larissa Schambach, 1 ano; Leandro Marildo Backman, 5 anos; Luiz Paulo Hostins, 17 anos; Maria Tatiana Hostins, 8 meses; Marinéia Martendal, 28 anos; Marques Sabel,13 anos; Nelson Gaudino da Silva, 62 anos; Sueli Terezinha BeaVitório Bea, 76 anos.
ITAJAÍ — Duas vítimas fatais Identificadas: Bruno de Jesus Lima,15 anos; Marco Antônio Correia, 37 anos.
JARAGUÁ DO SUL — 13 vítimas fatais Identificados: Silvana Cleide Martins, 30 anos; Bruna Thais Manske, oito anos; Maria Eduarda Manske, três anos; Mônica Maria Franzner Lescowicz, 41 anos; Nathan Victor Lescowicz, 11 anos; Moacir José Lescowicz, 44 anos; Alana Micaeli Franzner, 13 anos; Kauê João Franzner, seis anos; Guido João Franzner, 43 anos; Ivonete Oderdenge Franzner, 34 anos; Avelino Franzner, 72 anos; Zilda Tecilla Franzner, 72 anos; Valmir Alexandre da Silva, 39 anos.
LUÍS ALVES — Seis vítimas fatais Vítimas ainda não identificadas pela Defesa Civil de SC
POMERODE — Uma vítima fatal Identificado: Arno Geisler, 78 anos.
RANCHO QUEIMADO — Duas vítimas fatais Identificados:
Antônio Koch, 58 anos; Cecilia Hawerroth Kock, 61 anos.
RODEIO — Quatro vítimas fatais Identificados: Dario Salvio Eccel, 44 anos; Kendy Eccel, 15 anos; Kelly Eccel, sete anos; Giacomina Cosi Eccel, 44 anos.
SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA — Uma vítima fatal Identificada: Maria Nuch Coelho Laurentino, 76 anos.
FLORIANÓPOLIS — Uma vítima fatal Identificado: Ricardo Dias de Oliveira, 34 anos.
Fonte: Defesa Civil
Sobe para 110 o número de mortos em SC
fonte: DIARIO.COM.BR
sábado, 29 de novembro de 2008
Governo chinês executa cientista
No dia 28 de Novembro em Pequim, foi executado o cientista chinês Wo Weihan de 59 anos, acusado de espionagem em proveito de Taiwan, um ato condenado sem demora pelos Estados Unidos e União Européia (UE). A execução do chinês, foi anunciada à agência France Press (AFP) pela sua filha, Ran Chen, cidadã austríaca casada com um norte-americano. Wo Weihan foi detido em Janeiro de 2005 em Pequim acusado de transmitir a Taipei informações de natureza militar, incluindo cópias de planos de mísseis. O bioquímico, que sempre reclamou a sua inocência, foi condenado à morte em Maio de 2007 por difusão de segredos de Estado, num processo que, segundo a sua família e algumas ONG, era pouco transparente. A China é um dos 51 países que possuem pena de morte. Ela sozinha, é responsável por 89% das execuções mundiais e a Ásia é o continente que aplica a pena com mais freqüência. Na China, a pena de morte é considerada um segredo de Estado - o que, segundo as associações humanitárias, torna praticamente impossível ter acesso a estimativas oficiais sobre o número de pessoas executadas.
No país, diversos delitos são passíveis de pena de morte, entre os quais: falsificação de moeda, sonegação fiscal, adultério, furto, violação de túmulos, corrupção, roubo de antiguidades, assassinato e pasmem, até cheque sem fundo. Imagina se isto fosse aqui no Brasil. As “cidades do silêncio” iram aumentar ainda mais. Na verdade, cerca de 70 crimes são puníveis com execução, incluindo crimes não-violentos. O número de execuções é desconhecido porque o governo chinês não relata as reais estatísticas. Um oficial chinês, recentemente nomeado teria informalmente afirmado que as execuções perfazem um total de 10.000 ao ano. Porém quando este valor foi relatado no noticiário nacional e internacional, ela foi rápido para esclarecer que este número não era "oficial". Outra fonte de informação sobre documentos internos do governo ponha o total a 15.000 por ano. O número exato de execuções não é conhecido, porque o governo guarda as estatísticas da pena de morte como um segredo de Estado.
No caso da China, o condenado morre com um tiro na nuca e a família paga ao Estado o valor da bala utilizada.
Num recente relatório, a Anistia Internacional afirmou que os direitos dos indivíduos que enfrentam a pena de morte na China são violados em todas as fases do processo judicial. Nas circunstâncias, pessoas inocentes, sem dúvida, têm sido e continuarão a serem executadas. Entre os abusos mais comuns citam-se:
_ Nenhum acesso imediato ao advogado;
_ torturas usadas para extorquir confissões;
_ obviamente forjado provas utilizadas em tribunal;
_ não garantida presunção de inocência ;
_ a maioria dos juízes tem a mínima ou nehuma formação jurídica;
- Partido supervisiona todos os tribunais, resultando em veredictos antes do julgamento.
É analisando tudo isto, temos mais uma vez a certeza de que apesar de “tudo” o que acontece aqui no Brasil, moramos num país maravilhoso, que de certo modo nos permite uma grande liberdade nas mais variadas formas. Coisa que na China certamente não existe.
Idosa de 83 anos era espancada pela própria filha
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Situação de diversos municípios catarinenses é dramática
As mortes foram confirmadas nos municípios de Brusque (1), Gaspar (15), Blumenau (20), Jaraguá do Sul (12), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (4), Rancho Queimado (2), Ilhota (18), Benedito Novo (2), Rodeio (4), Itajaí (2), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1). Até um camioneiro gaúcho morreu quando levava uma mudança para Florianópolis e foi soterrado por um desmoronamento de terra na SC401.
O total de catarinenses atingidos pelas conseqüências dos temporais chega a 1,5 milhão.
Mais de 54 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Desse total, cerca de 23 mil sem ter aonde ir recorreram a abrigos públicos, como ginásios, escolas e igrejas, segundo a Defesa Civil.
Seis municípios já declararam estado de calamidade pública: Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Camboriú, Benedito Novo e Pomerode.
Mais de 500 homens do Exército, com auxílio de veículos anfíbios, foram enviados para prestar socorro aos moradores de Blumenau, onde 20 pessoas morreram soterradas, onde foi também decretado estado de calamidade pública.
Kíria Meurer ao vivo de Florianópolis para o Fantástico 23/11/2008
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
A mentira e a falsidade
A falsidade é um dos piores lados do ser humano. Aquela pessoa que se chega com carinha de anjo, mas por trás se esconde um verdadeiro monstro, que finge ser aquilo que nunca foi. Mentira é a arma dos incompetentes e é muito usada pelos falsos, pelos hipócritas, podendo gerar muito mal entre as pessoas. Falsidade e mentira juntos então, é um mal irreversível: uma doença crônica e degenerativa.
A falsidade e a mentira são as armas dos covardes, dos fracos de personalidade, daqueles que acham que mentindo e inventando, podem galgar algum lugar ou obter algum sucesso. Pobres mortais.
Esquecem que a falsidade é facilmente percebida. Muitos a acusam em seu olhar, no sorriso e até ao nos cumprimentar...
Essa parece ser a ética do mundo. Rui Barbosa, o grande jurista brasileiro, afirmou certa vez, dentre outras coisas, que de tanto ver triunfar a mentira e a falsidade, tinha até vergonha de ser honesto.
É fácil tornar um relato mais interessante acrescentando a ele alguns detalhes, como também é fácil fraudar uma história quando lhe dispensamos uma omissão ou ação.
“Blogueiros” na sala de aula
O blog é uma ferramenta fácil, barata e que permite uma comunicação escrita dinâmica entre seus alunos
Os bloggers surgiram no fim da década de 1990 e nos últimos anos tiveram crescimento acentuado. São criados, no mundo, 120 mil blogs por dia, 1,4 por segundo. O blog é o espaço pelo qual muitos adolescentes interagem, trocam informações e revelam suas aspirações e gostos pessoais. Este recurso se limita, na maioria das vezes, a um espaço alternativo de produção cultural; no entanto, existem algumas experiências de uso de blog em sala de aula que se revelaram eficientes e úteis na aprendizagem da escrita e troca de informações. Por se constituírem em um espaço de multiplicação e renovação cultural, os blogs criaram um novo léxico entre os usuários, que se apropriam de termos do inglês para criar sua própria linguagem.
Por exemplo, o dono do blog é o “blogueiro” e o texto inserido por ele é um post. A palavra foi transformada em “postar”, ou também, “postagem”, que é o ato de publicação. No entanto, os novos termos não devem assustar o professor que está interessado em levar o blog para a sala de aula; isso é o que mostra a experiência da professora Márcia Vescovi Fortunato, que vem utilizando o recurso há dois anos e tem obtido ótimos resultados. Fortunato ministra uma oficina de prática de leitura e escrita no curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, em São Paulo. O projeto consiste na criação de um blog por aluno. Cada estudante deve publicar suas impressões pessoais acerca de um livro ou autor. Desse modo, diversas habilidades são desenvolvidas, como o ganho de intimidade com o texto escrito e a familiarização com maiores cargas de leitura. Ana Carolina Guimarães Abrão, aluna do curso de Pedagogia, diz em seu post: “Sempre achei que iria ter muita dificuldade em escrever, mas vejo que não, o que está me aborrecendo é ter que ler tanta coisa para a faculdade. Eu gosto do que leio, mas o fato de haver prazos me atrapalha”.
“Esse exercício de escrita no blog é muito bom, acho que estou melhorando mesmo... Quem sabe tenha o mesmo processo com a leitura. Quanto mais se lê, mais se tem vontade de ler!” Para que as produções dos alunos não possam ser encontradas em ferramentas de busca, como o Google, Fortunato utiliza um recurso que impede a circulação dos blogs em “buscadores”; no entanto, isso não impede que os internautas tenham acesso aos blogs.Ferramenta para textos curtosMárcia Fortunato usa o blog, com seus alunos, como uma espécie de bloco de anotações que servirá para a confecção de um futuro trabalho. A professora acredita que seu método aumenta o interesse do aluno, pois utiliza uma ferramenta moderna e dinâmica que permite a interação entres os estudantes. A cada publicação semanal que os alunos fazem, a professora interfere, dando sugestões e demonstrando sua opinião. Além disso, os estudantes podem interagir entre si, fazendo apontamentos ou opinando sobre o que foi escrito.
Existe, também, a manutenção de um blog pela professora, que aprofunda questões discutidas em aula, além de servir como uma espécie de ponto de encontro dos blogs dos alunos. Fortunato ressalta que o blog é uma ferramenta que preza textos curtos e de fácil manipulação. Sendo assim, um trabalho que demande grandes pesquisas e textos mais elaborados não deve utilizar o recurso.
O blog pode trazer diversos benefícios para a aprendizagem, como o aumento do espírito crítico dos alunos, a melhora na produção escrita e a maior familiaridade com a leitura e interpretação de textos informativos, literários e teóricos. Porém, o ponto alto é, talvez, a criação de uma maior intimidade do aluno com aquilo que ele produz. Na medida em que a produção do estudante é algo pessoal, o blog ajuda a ressaltar esse aspecto. Ao ser questionada se seria boa idéia fazer o uso da metodologia em turmas de Ensino Fundamental e Médio, Fortunato diz que sim: “O espírito do blog é o de uma ferramenta fácil, barata e que favorece a comunicação entre os estudantes, estimulando-os por meio da criação de um espaço pessoal”. A professora conclui dizendo que a metodologia pode ser aplicada a qualquer disciplina escolar, em qualquer instituição.O blog no Ensino MédioMaria Luiza Aburre, coordenadora de Língua Portuguesa da Escola Comunitária de Campinas e autora de livros didáticos para o Ensino Médio, é uma incentivadora de projetos que envolvam tecnologia e educação. Defendendo postura semelhante à de Márcia Fortunato, Aburre acredita que a experiência feita no Instituto Vera Cruz poderia, muito bem, ser aplicada no Ensino Médio e Fundamental. “O blog é um espaço interessante para o professor de Ensino Médio que tenha como preocupações não apenas desenvolver o texto, mas fazer com que o aluno esteja informado sobre questões da atualidade. Você pode, por exemplo, propor um tema de discussão por semana e fazer com que os alunos o discutam no blog”, diz Maria Luiza.
Temas da atualidade e livros pedidos nas listas dos principais vestibulares do Brasil poderiam virar o centro de diversas discussões via internet. A única ressalva feita por Aburre é de que a criação do blog de cada aluno acarreta a exposição na internet do texto do estudante e, principalmente, sua exposição aos colegas de classe. Para isso, é oferecida uma opção: a criação de um blog para a sala inteira; deste modo, o professor poderia controlar de perto o que é produzido pelos seus alunos, mantendo a seriedade do método. Caberia ao educador criar um tópico de discussão por semana e selecionar alunos para serem redatores e mediadores das discussões decorrentes do tema. Ao final da semana, os estudantes poderiam criar um texto acerca do assunto discutido no blog e os melhores textos seriam publicados, evitando, desse modo, a exposição dos textos de todos os alunos. No entanto, Maria Luiza não recusa a idéia de Márcia, apenas diz que a criação de um blog e a subseqüente publicação de temas dependem de um compromisso e maturidade que, talvez, os alunos do Ensino Médio não tenham. Isso cabe ao professor definir.
O blog, usado como recurso didático tem muito a contribuir para o aprendizado escolar, conforme as professoras constatam. O que deve ser entendido pelo educador é que “a ferramenta mudou, mas a natureza da habilidade que precisa ser construída nos alunos, não. O professor deve ser o responsável por criar um senso crítico no aluno; assim como faz com livros, deve fazer também com a internet. Nem todos os livros são bons, nem tudo o que está presente na internet tem qualidade, mas ao contrário do que se pensa, existe muita coisa boa na rede. Por isso o professor não pode se abster desse mundo virtual”, diz Maria Luiza Aburre. O blog, ela acredita, é um bom começo para se iniciar uma aproximação com a internet e aumentar o interesse dos estudantes.
Fonte: Revista Carta na Escola
sábado, 22 de novembro de 2008
Um pouco de São Pedro do Butiá em fotos
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
A real situação do magistério gaúcho
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Alunos protestam na esquina das Avenidas Ipiranga e Erico Verissimo
fonte: ZEROHORA.COM de 17/11/2008
O Porquê da greve do Magistério Gaúcho
Categoria irá realizar nova reunião e exigir audiência com a governadora Yeda Crusius
Gustavo Souza gustavo.souza@zerohora.com.br
Após 3,5 horas de reunião, o comando de greve do magistério, deflagrada na sexta-feira, decidiu na tarde de hoje pedir para a ajuda dos parlamentares gaúchos para resolver o impasse que se instaurou a pouco mais de um mês para o fim do ano letivo. Na segunda-feira, os professores vão à Assembléia Legislativa pedir para que os deputados não aceitem o projeto de piso estadual. A proposta do governo estadual elevaria o salário para R$ 950, somando todas os benefícios vantagens funcionais, diferentemente como estabelece a legislação nacional, que parte dos R$ 950 para calcular as vantagens. A presidente do Cpers, Rejane Oliveira, diz que também será entregue aos deputados uma carta-compromisso, pedindo para que nenhum projeto sobre o tema seja votado durante o período de férias escolares. — Queremos explicar para os deputados por que estamos contra o projeto e pedir que eles assumam o compromisso de não decidir sobre o tema que retira direitos da categoria enquanto estivermos em recesso escolar — disse Rejane. Durante o encontro do comando, composto por 29 professores, a categoria definiu um calendário de atividades para a próxima semana. Assim, ficou definido que, na segunda-feira, o grupo irá realizar nova reunião e exigir uma audiência para terça-feira com a governadora Yeda Crusius. A intenção é pedir para que o projeto seja retirado. — O destino da greve está nas mãos da governadora. Se na segunda-feira mesmo ela retirar o projeto, o comando de greve se reúne para definir pelo fim da paralisação — ressalta Rejane. A secretária da Educação, Mariza Abreu, enviou à categoria uma carta reafirmando que fará valer o decreto determinando o corte de ponto e corte da efetividade dos professores grevistas. A presidente do Cpers enfatizou que não houve nenhum pedido para que os professores que aderirem a greve assinem o ponto de freqüência, mas não trabalhem. — Encaramos isso como uma ameaça, mas não queremos que os profissionais batam o ponto e não assumam suas atividades. O que faremos será a utilização de um ponto paralelo, e assim que terminar a paralisação, o instrumento possa ser utilizado como abono às faltas— explica Rejane, avisando que a categoria fará vigília em frente ao Piratini na próxima semana.
domingo, 16 de novembro de 2008
sábado, 8 de novembro de 2008
Será que Barack Obama conseguirá tirar os Estados Unidos da Crise?
Obama atuou como líder comunitário e como advogado na defesa de direitos civis até que, em 1996, foi eleito ao Senado de Illinois( Órgão integrante da Assembléia Geral de Illinois, que constitui o poder legislativo local), mandato para o qual foi reeleito em 2000.
Entre 1992 e 2004, ensinou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago.
E agora como Presidente eleito terá um grande desafio em seu governo: salvar este país da crise econômica que o assola e que semelhantemente a crise de 1929, também apresenta características de uma possível recessão com elevação da taxa de desemprego para 6,5%, a maior dos últimos 14 anos.
Para tanto já convocou uma equipe econômica que o auxiliará na difícil missão.
Leia a reportagem divulgada no Jornal Zero Hora de 08 de novembro de 2008 | N° 15783
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
O casamento mais lindo que já vi
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Obama vence as eleições dos Estados Unidos
As previsões se confirmaram e Obama venceu as eleições nos Estados Unidos.
Veja a reportagem abaixo publicada no Jornal "O Globo".
O presidente eleito Barack Obama disse a dezenas de milhares de pessoas, em um parque na cidade de Chicago, que "a mudança chegou" aos Estados Unidos.
"Demorou muito tempo, mas, nesta noite, a mudança chegou à América", disse Obama à multidão, que se reuniu para assistir ao seu discurso de vitória, na cidade em que ele surgiu para a política.
Ele estava acompanhado de sua mulher, Michelle, de suas duas filhas e de seu companheiro de chapa, Joe Biden.
"Se ainda há alguém que duvida que os Estados Unidos sejam o lugar onde todas as coisas são possíveis, que ainda duvida que o sonho de nossos fundadores esteja vivo em nosso tempo, que ainda questiona o poder da nossa democracia, aqui está a resposta", disse.
Primeiro presidente negro
Barack Obama foi eleito nesta terça-feira para a Presidência dos Estados Unidos e será o primeiro negro a assumir o cargo na história do país.
De acordo com projeções, por volta das 3h30 (hora de Brasília), Obama havia conquistado pelo menos 338 votos no Colégio Eleitoral que definirá o novo presidente, superando a marca dos 270 votos necessários para garantir a vitória. O principal adversário do democrata, o republicano John McCain, conquistou pelo menos 155 votos.
McCain reconheceu a derrota em um pronunciamento em sua base eleitoral, a cidade de Phoenix, no Estado do Arizona, após uma conversa telefônica com Obama. "O povo americano falou, e falou claramente", disse.
"O senador Obama e eu apresentamos nossas diferenças e ele prevaleceu. Não há dúvida de que muitas dessas diferenças persistem. Estes são tempos difíceis, e eu prometi a ele nesta noite fazer tudo que estiver ao meu alcance para ajudá-lo a guiar-nos em meio aos inúmeros desafios que enfrentamos."
Vitória em Estados-chave
As projeções indicam que Obama conseguiu o apoio da maioria dos Estados que deram respaldo aos democratas nas eleições presidenciais de 2004 e conquistou pelo menos seis Estados que haviam ficado com os republicanos naquela ocasião.
Entre os triunfos mais significativos do democrata estariam os Estados de Ohio, Flórida, Colorado e Pensilvânia. Além desses Estados, ele teria vencido em Vermont, New Hampshire, Illinois, Delaware, Massachusetts, Maryland, Nevada, Connecticut, Maine, Nova Jersey, Michigan, Minnesota, Wisconsin, Nova York e Rhode Island.
McCain, por sua vez, teria vencido pelo menos em Kentucky, Carolina do Sul, Oklahoma, Tennessee, Arkansas, Alabama, Kansas, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Wyoming, Georgia, Louisiana, Virginia Oriental, Texas, Mississippi e Utah.
Em Ohio e na Flórida, as mais recentes pesquisas de intenção de voto indicavam uma disputa muito apertada entre Obama e McCain. Pensilvânia e Colorado eram também considerados Estados-chave por serem populosos e não terem um eleitorado firmemente alinhado nem com os democratas nem com os republicanos.
Até as 3h30, hora de Brasília, a apuração continuava
Alto comparecimento
Todas as indicações são de que as eleições tiveram um comparecimento recorde dos eleitores às urnas, num país em que o voto não é obrigatório.
Vários Estados considerados cruciais nesta eleição - entre eles Ohio e Missouri - informaram que houve um alto comparecimento e houve longas filas do lado de fora de centros de votação durante o dia.
A expectativa era de que 130 milhões de americanos votassem. Se o número se confirmar, esta terá sido o pleito americano com maior participação de eleitores desde 1960.
As autoridades no Missouri - um Estado que há anos costuma eleger o candidato que no final acaba conquistando a Casa Branca - informaram que o comparecimento foi "sem precedentes".
Em Ohio, a expectativa era de que 80% dos inscritos fossem às urnas.
Discurso
No seu discurso da vitória em Chicago, Obama agradeceu todos aqueles que votaram nele dizendo que sua vitória é uma resposta dada por todos que permaneceram nas filas das seções eleitorais para depositarem seus votos.
"Estas pessoas acreditaram que desta vez as coisas precisavam ser diferentes, que suas vozes poderiam fazer a diferença. A América mandou uma mensagem para o mundo de que não somos uma coleção de Estados azuis (democratas) ou vermelhos (republicanos). Nós somos, e sempre seremos, os Estados Unidos da América".
O presidente eleito dos Estados Unidos também citou seu oponente, o senador republicano John McCain, afirmando ter recebido uma ligação dele.
"Ele enfrentou sacrifícios pelos Estados Unidos que a maioria de nós nem pode imaginar. Hoje estamos melhores por causa dos serviços prestados por este corajoso líder. Eu congratulo o senador McCain e a governadora Sarah Palin por tudo o que eles alcançaram e espero poder trabalhar junto com eles para renovar esta nação".
Obama ainda agradeceu ao seu companheiro de chapa, Joe Biden, e a sua mulher, Michelle, a quem chamou de "a próxima primeira-dama da nação".
"Eu não estaria aqui sem o apoio de minha melhor amiga nos últimos 16 anos. A rocha da milha família e o amor da minha vida", disse Obama, que lembrou também de sua avó, Madelyn Dunham, que morreu na última segunda-feira, apenas um dia antes de seu neto ser eleito o 44º presidente dos EUA.
Desafios
Apesar das comemorações Obama citou as dificuldades que vai encontrar em seu governo depois de tomar posse, no próximo dia 20 de janeiro.
"Nós sabemos que os desafios que o amanhã vai nos trazer são enormes: duas guerras, um planeta em perigo, a pior crise econômica em quase um século. O caminho vai ser longo e não atingiremos nossos objetivos em um ano, nem mesmo em um mandato. Mas eu nunca estive mais esperançoso de que estou esta noite. Eu prometo a vocês, nós, como povo, chegaremos lá".
fonte: http://oglobo.globo.comterça-feira, 4 de novembro de 2008
Quem vencerá as eleições dos EUA?
A sondagem diária Washington Post/ABC News dá vantagem de nove pontos a Obama (53% a 44%). O centro Marista o situa com, exatamente, a mesma diferença (52% a 43%), e o centro Rasmussen o coloca a 11 pontos de distância (54% a 43%). Os centros Lake e Tarrance lhe concedem, respectivamente, cinco e dois pontos de vantagem (52% a 47% e 50% a 48%).
O site independente especializado RealClearPolitics (RCP), que estabelece média das pesquisas publicadas, dava às 18h GMT (16h de Brasília) de hoje mais de sete pontos de diferença ao candidato democrata (51,9% a 44,4%).
Centro Germânico Missioneiro
Atualmente são 4 casas construídas:
1- Uma casa antiga onde recebemos a verba através do Consulado alemão. Em parceria com a 3ª Idade. Onde funcionará um restaurante com comida Colonial mantendo receitas antigas, de nossos antepassados.
2- A segunda casa é a antiga escola, a primeira do município, que irá abrigar o curso de língua alemã e informática.
3- A terceira casa é uma moradia antiga, que será o Museu do colono. As peças estão sendo recolhidas.
4- A casa que é réplica do depósito do Alambique, que terá a venda de licores, cachaças, bebida típica dos imigrantes alemães.
Fonte: Texto de Lisete Friske e Fotos de Brígida Heck