quinta-feira, 21 de agosto de 2008

NOSSA MAIOR FORTUNA.

Tan Correia

Imagine que você tenha uma conta corrente e a cada manhã, você acorde com um saldo de R$ 86.400,00.Só que não é permitido transferir o saldo para o dia seguinte. Todas as noites o seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia.
O que você faz?? Irá gastar cada centavo, é claro!!
Todos nós somos clientes deste banco que estamos falando. Se chama TEMPO.
Todas as manhãs são creditadas para cada um 86.400 segundos. Todas as noites é debitado, como perda. Não é permitido acumular este saldo para o dia seguinte. Todas as manhãs a sua conta é reinicializada e, todas as noites as sobras do dia evaporam. Não há volta. Você precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário.
Insista então, no que for melhor, na saúde, na felicidade e no Sucesso!!
O relógio está correndo. Faça o melhor para o seu dia-a-dia.
- Para você perceber o valor de um ano, pergunte a um estudante que repetiu de ano.
- para você saber o valor de um mês, pergunte a uma mãe que teve seu bebê prematuro.
- Para você saber o valor de uma semana, pergunte a um editor de jornal semanal.
- Para você saber o valor de uma hora, pergunte a aqueles apaixonados que estão esperando para se encontrar.
- Para você saber o valor de um minuto, pergunte a uma pessoa que perdeu o avião.
- Para você saber o valor de um segundo, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente.
- Para você saber o valor de um milésimo de segundo, pergunte a alguém que venceu a medalha de prata de uma Olimpíada.
Valorize cada momento que você tem!!
Lembre-se: "O tempo não espera por ninguém.
Ontem, é história,
o amanhã, é um mistério...,
por isso é chamado de presente!"

O poder das palavras

Sempre num lugar onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma placa com os dizeres:

'Vejam como sou feliz!'

'Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem humorado.'

Alguns passantes o olhavam intrigados, outros o achavam doido e outros até davam-lhe dinheiro. Todos os dias, antes de dormir, ele contava o dinheiro e notava que a cada dia a quantia era maior.

Numa bela manhã, um importante e arrojado executivo, que já o observava há algum tempo, aproximou-se e lhe disse:

'Você é muito criativo! Não gostaria de colaborar numa campanha da empresa?'

'Vamos lá. Só tenho a ganhar', respondeu o mendigo.

Após um caprichado banho e com roupas novas, foi levado para a empresa.

Daí pra frente sua vida foi uma seqüência de sucessos e a certo tempo ele tornou-se um dos sócios majoritários.

Numa entrevista coletiva à imprensa, ele esclareceu de como conseguira sair da mendicância para tão alta posição.

Contou ele: -Bem, houve época em que eu costumava me sentar nas calçadas com uma placa ao lado, que dizia:

'Sou um nada neste mundo! Ninguém me ajuda! Não tenho onde morar! Sou um homem fracassado e maltratado pela vida! Não consigo um mísero emprego que me renda alguns trocados! Mal consigo sobreviver!'

As coisas iam de mal a pior quando, certa noite, achei um livro e nele atentei para um trecho que dizia:

'Tudo que você fala a seu respeito vai se reforçando. Por pior que esteja a sua vida, diga que tudo vai bem. Por mais que você não goste de sua aparência, afirme-se bonito. Por mais pobre que seja você, diga a si mesmo e aos outros que você é próspero.'

Aquilo me tocou profundamente e, como nada tinha a perder, decidi trocar os dizeres da placa para:

'Vejam como sou feliz! Sou um homem próspero, sei que sou bonito, sou muito importante, tenho uma bela residência, vivo confortavelmente, sou um sucesso, sou saudável e bem humorado.'

E a partir desse dia tudo começou a mudar, a vida me trouxe a pessoa certa para tudo que eu precisava, até que cheguei onde estou hoje. Tive apenas que entender o Poder das Palavras. O universo sempre apoiará tudo o que dissermos, escrevermos ou pensarmos a nosso respeito e isso acabará se manifestando em nossa vida como realidade. Enquanto afirmarmos que tudo vai mal, que nossa aparência é horrível, que nossos bens materiais são ínfimos, a tendência é que as coisas fiquem piores ainda, pois o Universo as reforçará. Ele materializa em nossa vida todas as nossas crenças.

Uma repórter ironicamente questionou: -O senhor está querendo dizer que algumas palavras escritas numa simples placa modificaram a sua vida?

Respondeu o homem, cheio de bom humor:' Claro que não, minha ingênua amiga! Primeiro eu tive que acreditar nelas!'

Autor desconhecido

Processo de fossilização transforma tecidos orgânicos em pedra

É surpreendente que existam fósseis. Os tecidos dos seres vivos são frágeis e se decompõem com rapidez após a morte. A fossilização é um acidente, resultado da infiltração de sais minerais nas células que compõem os tecidos, transformando-os em pedra. Entre os exemplos do processo, acham-se as florestas petrificadas.

Fonte - Terra

Por que o maior buraco da camada de ozônio se localiza na Antártida, onde quase não há liberação de gases poluentes?

O único buraco na camada de ozônio situa-se sobre a Antártida. Em qualquer outro lugar da Terra, ocorre uma diminuição lenta e gradual da camada de ozônio. A explicação para esse fenômeno está nas condições especiais do pólo Sul, que aumentam a eficácia das reações químicas responsáveis pela destruição do ozônio na estratosfera. Que condições são essas? Em primeiro lugar, as temperaturas muito baixas na estratosfera -- as menores do planeta -- produzem as chamadas nuvens estratosféricas polares, aumentando a eficácia das reações. Em segundo lugar, a circulação no pólo Sul se dá em torno de um ponto chamado vórtice, que atua como uma espécie de redemoinho, produzindo o isolamento da região e deixando as reações químicas destruírem o ozônio disponível.

No pólo Norte, ao contrário, a circulação é bipolar, o que significa que sempre há renovação do ar estratosférico e, com isso, o buraco não se forma. Deve-se notar que a concentração dos CFCs (clorofluorcarbonetos) é quase a mesma em qualquer ponto do planeta, porque esses gases têm vida muito longa e podem viajar no espaço durante muito tempo. Isso possibilita uma distribuição mais equilibrada dos gases poluentes apesar de as principais fontes emissoras estarem no hemisfério Norte.

Fonte - Ciência Hoje 172, junho 2001
Volker W.J.H. Kirchhoff,
Divisão de Geofísica Espacial,
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais


quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Peço desculpas àqueles que por ventura tenham se sentido ofendidos com as colocações que fiz em meus textos, mas aproveito a oportunidade para registrar aqui a minha profunda indignação por ter certeza absoluta de que estamos num país democrático e de que temos assegurada em lei a liberdade de expressar nossas opiniões, independente delas convergirem ou divergirem da opinião alheia. A própria Constituição Federal do Brasil demonstra isso em seus artigos, assim como a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
É lamentável perceber que certas pessoas não são capazes de admitir e aceitar que outras pensam diferentemente e assim se sentirem ofendidas.
Realmente algumas pessoas ainda não sabem em que país residem.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

PREÂMBULO

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

I - independência nacional;

II - prevalência dos direitos humanos;

III - autodeterminação dos povos;

IV - não-intervenção;

V - igualdade entre os Estados;

VI - defesa da paz;

VII - solução pacífica dos conflitos;

VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

X - concessão de asilo político.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III)
da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948

Artigo XVIII

Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

Artigo XIX

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

A política e as formas e regimes de governos

O termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à pólis, ou a Cidade-estado. Assim, pode se referir tanto a Estado, quanto sociedade, comunidade e definições que se referem à vida humana. Segundo Nicolau Maquiavel, em O Príncipe, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo.

Em ciência política, chama-se forma de governo (ou sistema político) o conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade. Entre as formas de governo mais tradicionais citam-se a República e Monarquia.

Uma monarquia é uma forma de governo em que um indivíduo governa como chefe de Estado, geralmente de maneira vitalícia ou até sua abdicação; A república é uma forma de governo na qual um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de país, podendo ou não acumular com o poder executivo.

Somos uma República Presidencialista e democrática. Mas o que é democracia?

Podemos afirmar que tanto o regime democrático quanto o tirânico por exemplo, nasceram na Grécia Antiga e entende-se por democracia como a forma de governo baseada na soberania popular e na distribuição eqüitativa do poder. Caracteriza-se pelo direito da população de participar das decisões sobre a administração pública, diretamente (democracia participativa) ou indiretamente, por meio de representantes eleitos livremente (democracia representativa).Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.A Democracia opõe-se à ditadura e ao totalitarismo, onde o poder reside numa elite auto-eleita.

Já a Tirania é uma forma de governo usada em situações excepcionais na Grécia em alternativa à democracia. Nela o chefe governava com poder ilimitado, embora sem perder de vista que devia representar a vontade do povo. Hoje, entre sociedades democráticas ocidentais, o termo tirania tem conotação negativa. E se exercida a tirania, a mesma é denominada moderna pois é caracterizada pelas ameaças às liberdades individuais e colectivas. A moderna tirania é representada por políticos que não tendo mais o poder de matar ou mesmo prender o opositor, preferem usar métodos sutis como processos judiciais por calúnia e difamação, compra da imprensa e dos órgãos de informação. O comportamento tirânico de um político muitas vezes pode ser visto pelas altas verbas gastas em publicidade governamental, tanto nos níveis municipais quanto estaduais.

Diz-se que um governo é democrático quando é exercido com o consentimento dos governados, e ditatorial, caso contrário. Diz-se que um governo é totalitário quando exerce influência sobre amplos aspectos da vida dos governados (por exemplo, as regulamentações sobre o corte de cabelo da Coréia do Norte) e liberal, caso contrário. Para saber mais a respeito de formas e regimes de governo visite os seguintes endereços:http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia e http://pt.wikipedia.org/wiki/Tirania

Eleições Municipais

Neste ano eleitoral deparamo-nos novamente com a oportunidade de exercermos plenamente a nossa cidadania e escolhermos aqueles que serão nossos representantes nas Prefeituras e Câmaras Municipais, sabendo que para nós, butiaenses, se apresenta uma situação rara na história deste município promissor: a de termos um único candidato ao poder executivo. E não somos os únicos. Conforme noticiado pelo Jornal Zero Hora do último domingo, esta é a realidade de outros 29 municípios gaúchos e, assim sendo, conforme prevê a Lei Eleitoral n° 9.504/97, estes candidatos já estão eleitos, independentes da quantidade de votos brancos e nulos que possam haver. E portanto 6 % dos futuros prefeitos já são por nós conhecidos.

No entanto, a realização de consenso político apresenta vantagens e desvantagens entre as quais está a diminuição dos gastos para o financiamento das campanhas políticas, mas, por outro lado a privação de exercermos plenamente a democracia, já que não temos a real opção de escolha pelo que decreta tal lei.

Veja trechos da matéria “Os candidatos que têm certeza da vitória” publicada no Jornal Zero Hora de domingo, 17 de agosto de 2008 | N° 15698

“ Para o sociólogo e cientista político Adão Clóvis Martins dos Santos, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), há pontos positivos em uma eleição sem disputa, como a redução nos custos de campanha, já que o candidato não precisa de exagerada exposição, com carros de som, shows, comícios e distribuição de santinhos para se eleger.

– Conseqüentemente diminui a interferência do poder econômico, já que não há necessidade de grandes grupos financiarem a campanha para garantir contratos posteriores – destaca o professor.

Santos considera o consenso um estágio avançado da democracia, porque filiados de partidos diferentes conseguem chegar a um acordo. Mas a cientista política Izabel Noll, professora do curso de pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discorda:

– Num pré-acordo de lideranças, a democracia é ferida.

De acordo com a cientista política, em geral o fenômeno do candidato único ocorre em municípios pequenos. Nos mais antigos, o motivo seria a combinação de alternância de partidos no poder. Já nos mais jovens, o eleitorado pode ter uma dívida de gratidão com o grupo que conquistou a emancipação.

Nas comunidades onde todos se conhecem, a ausência de oposição evita que a população viva em constante conflito e os relacionamentos se desgastem, explica Isabel. Os eleitores acabam deixando de lado a ideologia partidária para colocar no poder aquele que conseguir mais benfeitorias para a cidade ou tiver melhor trânsito em Brasília.

Mesmo com o prefeito já definido, o procurador regional eleitoral do Rio Grande do Sul, Vitor Hugo Gomes da Cunha, defende a realização da eleição nos municípios com consenso, por dois motivos:

– Como de forma concomitante ocorrem as eleições para o Legislativo, na prática não há custo adicional com a votação para prefeito. E mesmo que não fossem eleições conjuntas, interessa saber que apoio terá esse candidato. Apesar de não influenciar no resultado, o eleitor tem o direito de ir lá protestar, votar em branco ou nulo.”

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2123502.xml&template=3898.dwt&edition=10481&section=1007

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A evolução, utilidade e interação da ciência cartográfica e geográfica

A cartografia, assim como a própria geografia tem evoluído constantemente a partir dos primórdios de ambas, antes que as mesmas fossem consideradas como ciências e tratadas como tais.
No princípio ambas eram empíricas e serviam apenas para auxiliar os Estados na tomada e reconhecimento de pontos estratégicos em determinados espaços geográficos, como já Lacoste (1988) afirmava em sua obra “ Geografia_ isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra”. Porém com a evolução da sociedade estas duas, cartografia e geografia, passaram a ser concebidas como ciências e a partir de então o estudo e análise de ambas alterou.
Considerando que a cartografia é uma arte e acima de tudo uma ciência, ela vem e tem auxiliado muito no desenvolvimento da ciência geográfica principalmente no que se refere a parte físico/humana pois com o uso de novas tecnologias presentes como o geoprocessamento, sensoriamento remoto, aerofotogrametria, uso do GPS, digitalização de fotos com uso do scanner para posterior produção de mapas, bem como pelo uso de softwares e hardwares cada vez mais sofisticados, tudo isto tem contribuído para a produção de mapas e cartas topográficas cada vez mais avançados e precisos fazendo com que hoje seja praticamente inexistente o percentual de erros nos mesmos. E isto é essencial na sociedade atual pois a cartografia não é tão somente de interesse dos governos e do militar como já o era, mas como do mesmo modo já é de interesse de algumas empresas, da pesquisa social, da agricultura, enfim, de outras ciências afins que busquem nela um apoio ou até a comprovação de suas teorias científicas, pois não podemos excluir o fato de que algumas ciências se fazem ciências na fronteira de outras ciências, isto é, a interdisciplinaridade.
A cartografia, além de auxiliar na análise e produção de mapas e cartas do espaço geográfico (nos seus mais variados aspectos), pode também assessorar a climatologia, a geologia e até mesmo o rastreamento do espaço aéreo pelo uso de avançados satélites como o SIVAN realiza na Amazônia. Enfim, estes variados recursos que a cartografia dispõe aperfeiçoam ainda mais a ciência geográfica no estudo e produção do conhecimento geográfico, pois a geografia é uma ciência que tem por objeto o espaço e estuda as relações sociedade-natureza na constante produção do espaço, o que por outro lado também é verificado pela cartografia pois o espaço por ela analisado é também por vezes produto desta sociedade.

domingo, 17 de agosto de 2008

Viagens do Lula

Sabemos que para um governante é imprescindível manter boas relações internacionais, porém isto não significa absolutamente que para tal ele precise apenas "viajar".

Nosso presidente em sua mais recente viagem marcou presença na abertura das Olimpíadas em Pequim na China, o que já era de se esperar.

Imagina se cada um de nós, pobres mortais brasileiros pudéssemos viajar tanto para o exterior?

Até viajamos: para a Argentina, Paraguai... nossos vizinhos e que todos sabemos que tipo de relações mantemos com " Los hermanos".

Se você quiser conhecer um pouco mais das viagens do nosso querido Lula, leia o texto abaixo.

"O Viajante"

Joelmir Beting

Se beber não dirija. Nem governe.

'Até aqui, em 40 meses de governo, o presidente Lula já cometeu 102
viagens ao mundo. Ou mais de duas por mês, tal como semana sim, semana
não. Sem contar, ora pois, as até aqui, 283 viagens pelo Brasil.
Hoje, dia 15, ele completa 382 dias fora do país desde a posse. E pelo
Brasil, no mesmo período, 602 dias fora de Brasília. Total da
itinerância presidencial, caso único no mundo e na História: Exatos
984 dias fora do Palácio, em exatos 1.201 dias de presidência.
Equivale a 81,9% do seu mandato fora do seu gabinete. Esta é a defesa
da tese de que ele não sabia e nem sabe de nada do que acontece no
Palácio do Planalto.


Governar ou despachar, nem pensar.
A ordem é circular.
A qualquer pretexto.


E sendo aqui deselegante, digo que o presidente não é (nem nunca
foi) chegado ao batente, ao despacho, ao expediente.
Jamais poderá mourejar no gabinete, dez horas por dia, um simpático
mandatário que tem na biografia o nunca ter se sentado à mesa nem
para estudar, que dirá para trabalhar.'

E o povão ainda aplaude e vota.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Enquanto houver amizade

Para alguém muito especial: você

(Albert Einsten)
Pode ser que um dia deixemos de nos falar,



mas, enquanto houver amizade,



faremos as pazes de novo.



Pode ser que um dia o tempo passe.



Mas, se a amizade permanecer,



um do outro há de se lembrar.



Pode ser que um dia nos afastemos.



mas, se formos amigos de verdade,



a amizade nos reaproximara.



Pode ser que um dia não mais existamos.



Mas se ainda sobrar amizade,



nasceremos de novo, um para o outro.



Pode ser que um dia tudo acabe.



Mas, com a amizade



construiremos tudo novamente,



cada vez de forma diferente,



sendo único e inesquecível cada momento



que juntos viveremos e nos



lembraremos para sempre.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Como...

Elô Steffens, produzido em 1989

Como esquecer-te

se fosses inesquecível?

Como odiar-te

se te amei tanto?

Como ignorar-te

se quando te vejo meu olhar insiste em te procurar?

Como dizer que não sinto nada por ti

se meu coração acelera quando te vejo?

Como não querer-te

se fizeste tanto bem a minha pessoa?

Como não desejar-te

se seu jeito de olhar me provocava?

Como repulsá-lo

se somos um pólo de atração mútua?

Impossível tirar você de mim...