quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Situação de diversos municípios catarinenses é dramática



A situação de diversos municípios catarinenses é catastrófica. O desespero é total. O número de mortes provocadas pelos temporais em Santa Catarina subiu para 84, de acordo com novo balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado.
As mortes foram confirmadas nos municípios de Brusque (1), Gaspar (15), Blumenau (20), Jaraguá do Sul (12), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (4), Rancho Queimado (2), Ilhota (18), Benedito Novo (2), Rodeio (4), Itajaí (2), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1). Até um camioneiro gaúcho morreu quando levava uma mudança para Florianópolis e foi soterrado por um desmoronamento de terra na SC401.
O total de catarinenses atingidos pelas conseqüências dos temporais chega a 1,5 milhão.
Mais de 54 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Desse total, cerca de 23 mil sem ter aonde ir recorreram a abrigos públicos, como ginásios, escolas e igrejas, segundo a Defesa Civil.
Seis municípios já declararam estado de calamidade pública: Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Camboriú, Benedito Novo e Pomerode.
Outros sete estão em situação de emergência: Balneário de Piçarras, Canelinha, Indaial, Penha, Paulo Lopes, Presidente Getúlio e Rancho Queimado.
Oito cidades estão inacessíveis desde o fim de semana, com diversas estradas bloqueadas por enchentes e queda de barrancos.
Várias rodovias estão interditadas entre as quais a BR 101 que liga cidades litorâneas à capital e está interrompida em diversos trechos. E várias cidades estão sem energia, sem gás, sem água.
Cerca de 300 pessoas que estavam ilhadas foram resgatadas ontem da localidade de Morro do Baú, no município de Ilhota, a 111 quilômetros de Florianópolis, com o auxílio de militares e helicópteros que transportavam 50 passageiros de uma só vez.
O Ministério da Justiça anunciou o envio para o Estado de 46 homens da Força Nacional de Segurança. Outros estados brasileiros estão auxiliando como podem o estado atingido, enviando roupas, alimentos, água, colchões e até medicamentos. O estado de São Paulo enviou cerca de 50 bombeiros com diversos veículos do Corpo de Bombeiros bem como helicópteros para auxiliar nas buscas.
Mais de 500 homens do Exército, com auxílio de veículos anfíbios, foram enviados para prestar socorro aos moradores de Blumenau, onde 20 pessoas morreram soterradas, onde foi também decretado estado de calamidade pública.
É hora de nos solidarizar com nossos vizinhos neste momento tão difícil. Por isso várias emissoras de televisão estão empreendendo campanhas de arrecadação de donativos a serem doados aos desabrigados. Assista a reportagem da RBS TV Santa Rosa no seguinte site http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=42611&channel=40
Assista também aos vídeos a seguir:
Chuvas destroem Santa Catarina


Kíria Meurer ao vivo de Florianópolis para o Fantástico 23/11/2008

Nenhum comentário: