terça-feira, 4 de novembro de 2008

Quem vencerá as eleições dos EUA?

As eleições que devem acabar nesta madrugada podem eleger o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Conforme pesquisas divulgadas nesta terça-feira, Obama estaria com 50% ou mais das intenções de voto. Nenhum candidato democrata à presidência, incluindo Bill Clinton, obteve maioria absoluta dos votos desde Jimmy Carter em 1976.
A sondagem diária Washington Post/ABC News dá vantagem de nove pontos a Obama (53% a 44%). O centro Marista o situa com, exatamente, a mesma diferença (52% a 43%), e o centro Rasmussen o coloca a 11 pontos de distância (54% a 43%). Os centros Lake e Tarrance lhe concedem, respectivamente, cinco e dois pontos de vantagem (52% a 47% e 50% a 48%).
O site independente especializado RealClearPolitics (RCP), que estabelece média das pesquisas publicadas, dava às 18h GMT (16h de Brasília) de hoje mais de sete pontos de diferença ao candidato democrata (51,9% a 44,4%).
O mundo inteiro está de olho nesta eleição e basta saber o resultado da mesma para compreender os reflexos dela na economia global. Vamos aguardar.

Nenhum comentário: